Evento Internacional histórico discute na Unicamp novos fundamentos para relação entre Psiquiatria e Psicanálise
Publicado por: Camila Delmondes
11 de janeiro de 2024

Compartilhar:

A Psychoanalysis in Psychiatry Section da World Psychiatry Association (PinP Section-WPA), em conjunto com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, promove em Campinas, de 22 a 24 de fevereiro, o 1º Encontro Internacional da Seção de Psicanálise em Psiquiatria da WPA. O evento, que reunirá estudiosos proeminentes do Brasil e do mundo, tem como objetivo a atualização do diálogo entre a Psiquiatria e a Psicanálise, de modo a enfrentarem de forma mais efetiva os grandes desafios contemporâneos no campo da Saúde Mental.

Acesse o site do evento: https://wpa-pipsection-campinas2024.com/pt/pagina-inicial/

Coordenador do evento, o docente da FCM e secretário da PinP Section-WPA, Mario Eduardo Costa Pereira, explica que ao longo das últimas três décadas, à medida em que a Psiquiatria moderna avançou com descobertas revolucionárias em neurociência, genética psiquiátrica e ciências cognitivas, os papéis basilares da Psicopatologia e da Psicanálise foram atenuados no campo psiquiátrico. Ao mesmo tempo, novas tecnologias computacionais, adoção de teleconsultas à distância, a virtualização do psiquiatra, o uso de avatares e de Inteligência Artificial interrogam de maneira radical o futuro da Psiquiatria enquanto prática clínica.

O docente da FCM e secretário da PinP Section-WPA, Mario Eduardo Costa Pereira, coordenador do 1º Encontro Internacional da Seção de Psicanálise em Psiquiatria da WPA, que acontece em Campinas de 22 a 24 de fevereiro/Foto: Camila Delmondes

“Tal transformação profunda do campo psiquiátrico, ainda que de maneira sutil, obscureceu os aspectos fundamentalmente humanos, relacionais e subjetivos intrínsecos à patologia mental. Na atualidade, uma crescente e maciça participação das tecnociências reconfigura a própria prática clínica em Saúde Mental, interrogando, decisivamente, a especificidade humana dessa prática. Trata-se de um evento histórico: depois de décadas de distanciamento, Psiquiatria e Psicanálise se reúnem na UNICAMP, sob a égide da própria Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), algumas das maiores autoridades dos dois campos e de áreas correlatas para discutirem, a partir de questões teóricas, clínicas e políticas concretas, os novos fundamentos para a colaboração efetiva entre essas disciplinas basilares na área da Saúde Mental”, explica Mario Eduardo sobre o terreno de discussão do evento.

Tais questionamentos nortearão  a programação dos três dias de evento, que contará com a participação de especialistas como: Thomas Schulze (Alemanha), presidente da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA); Juan Mezzich, ex-presidente da WPA e criador da chamada Psiquiatria da Pessoa; Claudio Eizirik, ex-presidente da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), Paola Mieli, diretora da Associação Psicanalítica Après-coup (EUA); Miguel Roberto Jorge, ex-presidente da World Medical Association; do psicanalista Christian Dunker, professor titular do Instituto de Psicologia da USP, da psicanalista e escritora Vera Iaconelli, de Isildinha Nogueira, referência na abordagem psicanalítica das questões raciais, de Edinaldo Xukuru, psicólogo indígena, especialista na saúde dos povos originários e de Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente do Brasil, pós-graduada em Teoria Psicanalítica e Psicopedagogia.

“Nosso intuito é dar voz aos que são diretamente impactados pelo sofrimento psíquico, escutando o que pacientes, especialistas, pesquisadores e a sociedade em geral almejam de uma parceria renovada. Ênfase especial será dada às questões relativas às aos impactos da escravidão Tal abordagem nos permitirá reconfigurar o estado atual da arte médica em psiquiatria e revisitar como psicanálise e psiquiatria podem unir forças para melhor enfrentar o mal-estar, sofrimentos e patologias mentais de nosso tempo”, afirma o docente da FCM.

Serviço
1º Encontro Internacional da Seção de Psicanálise em Psiquiatria da WPA
22 a 24 de fevereiro
Universidade Estadual de Campinas
________________________________________________

Leia também
https://www.fcm.unicamp.br/imprensa/publicacoes/view/professores-da-franca-se-reunem-na-fcm-para-planejamento-de-congresso-internacional-de-psiquiatria-e-psicanalise/15114

 



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM