Evento de lançamento do Manual do Estudante do Curso de Medicina homenageia o professor Flávio César de Sá
Publicado por: Camila Delmondes
09 de junho de 2022

Compartilhar:

A Coordenadoria do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, no dia 27 de maio, durante Sessão Ordinária da Congregação, o lançamento do Manual do Estudante do Curso de Medicina. A publicação tem o objetivo de apresentar e indicar os recursos acadêmicos e sociais disponíveis no curso médico, bem como o comportamento ético esperado dos discentes durante a trajetória acadêmica.

Marcada pela emoção, a cerimônia de lançamento do Manual do Estudante do Curso de Medicina também foi uma homenagem ao docente da Disciplina de Ética e Bioética, Flávio César de Sá, que liderou o grupo de trabalho responsável pelo guia, e que incluiu docentes, médicos assistentes e alunos de graduação.

“O professor Flávio colaborou de forma significativa na reforma anterior do currículo médico, na construção do eixo de ética. Por muito tempo, foi o único docente responsável por este ensino. Foi ele o idealizador da Cerimonia do Jaleco, entendendo a importancia do rito de passagem para a prática clínica”, comentou a coordenadora do Curso de Medicina, Joana Fróes Bragança Bastos .

Na atualidade, Flávio de Sá lidera o grupo da reforma de Ética e Profissionalismo, que vis proporcionar uma formação médica arrojada e inovadora aos estudantes da Unicamp, a partir da incorporação de áreas disciplinares como Gestão em Saúde, Segurança do Paciente e Ética e Profissionalismo. 

Assista, abaixo, a íntegra do evento:


Mensagens de agradecimento

Flávio César de Sá – Levando a Ética para muito além dos muros da FCM

Durante a recente homenagem e lançamento do Manual do Estudante do Curso de Medicina, de sua autoria, muito se destacou a participação idealizadora e inspiradora do Professor Flávio César de Sá na criação do eixo vertical de Ética que revolucionou a forma como levamos este tema fundamental para nossos alunos de graduação. 

Entretanto, a atuação do Flávio como agente formador e transformador de jovens estudantes vai muito além da Faculdade de Ciências Médicas. Flávio foi o responsável pela criação da disciplina de Ética do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Por sua ação destacada durante mais de dez anos junto ao ProFIS, Flávio foi conduzido ao cargo de Coordenador Geral do Programa.

O ProFIS foi criado com o objetivo de possibilitar uma formação geral, de caráter multidisciplinar, capaz de proporcionar uma base ampla nas principais áreas do conhecimento. O caráter multidisciplinar do Programa e a convivência acadêmica contribuem para a formação de cidadãos com visão crítica e engajados em ações que se destinem à construção de uma sociedade mais democrática e justa. O Programa busca inserir o aluno em atividades de cultura geral, focadas nas questões sociais, humanas e éticas.

A descrição dos objetivos gerais do Programa deixa claro o foco na formação não apenas técnica, mas também humanística. Mais do que informar, o ProFIS tem por objetivo formar pessoas. Nesse contexto, Flávio integrou a equipe original de docentes do Programa, organizando e conduzindo a disciplina de Ética ao longo de praticamente toda a existência do ProFIS. O reconhecimento pelos alunos foi sempre inconteste e se materializou na forma de uma homenagem no ano de 2018. O reconhecimento pela Universidade também existiu ao longo de toda a trajetória para atingir seu ápice com o convite para Coordenação Geral do Programa em 2021.

Assim como na Faculdade de Ciências Médicas, onde Flávio construiu um legado que resultou na modificação do modelo de formação visando uma prática profissional solidamente fundamentada na relação ética com pacientes, colegas e instituições, também no ProFIS, Flavio atuou desde a sua criação, fortalecendo o papel da ética na formação de jovens que dão início a uma longa trajetória que pode levá-los a qualquer área profissional.

A atuação do Flávio no ensino de Ética tem inspirado não apenas alunos, mas outros colegas da instituição, que se juntaram a ele nesta nobre tarefa.  

Por fim, reproduzo abaixo palavras de colegas que tiveram, ao longo da existência do ProFIS, um contato próximo com o Flávio.

Lício A. Velloso


O Prof. Flávio Sá, com sua sensibilidade, foi capaz de entender o impacto potencial do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) na vida dos estudantes selecionados e dos cursos que viessem a matricular depois, desde a sua implantação em 2011. Acompanhou cada uma das turmas de 120 estudantes, oferecendo sua visão ampla e pragmática de aspectos da Ética e Bioética, que marcaram a experiência formativa de jovens que iniciavam a experiência do ensino superior e da vida universitária, muitas vezes como os primeiros a fazê-lo em suas famílias. Quando fui pró-reitora de Graduação, entre 2017-2021, procurei convidá-lo a estar conosco e trazer este bom senso em discussões e grupos de trabalho. Agradeço sua imensa colaboração ao ProFIS durante todos estes anos, mas também ao nosso curso de Medicina, que foi muito moldado por sua presença e pelos estudantes provenientes do ProFIS. O Flavinho, como chamamos, é o professor que queremos onde estivesse atuando - um modelo.

Eliana Amaral
Professora Titular de Obstetrícia 
Pró-reitora de Graduação 2017-2021


O Prof. Flavio Sá foi absolutamente fundamental para a implantação do ProFIS. Ele foi entusiasta desde o início do projeto, e colaborou muito para a participação efetiva da FCM no programa. Sempre participou ativamente das reuniões de implantação e dos professores envolvidos. Mas, mais importante do que isso, fez questão de ser professor de ética e bioética das turmas, que simplesmente o adoravam. O ProFIS deve muito ao Prof. Flavio.

Marcelo Knobel
Professor Titular de Física
Pró-reitor de Graduação 2009-2013
Reitor 2017-2021


O Professor Flávio Sá sempre é extremamente preocupado com educação e, especificamente com a equidade em educação. Sua participação ao coordenar o ProFIS, que demonstrou ser um modelo muito bem sucedido de oferecer uma alternativa ao vestibular tradicional, que sem abandonar as características de mérito acadêmico proporciona uma oportunidade única para alunos de escolas públicas do ensino médio para o ingresso na Universidade, mostrou mais uma vez seu comprometimento com o ensino público de qualidade para toda a população brasileira. Além disso o Professor Flávio contribuiu para incrementar com o ProFIS a noção que uma a educação geral, abrangente, científica e humanística é perfeitamente possível de ser implantada em uma Universidade como a Unicamp. Em minha opinião o professor Flávio contribui de forma importante para a continuidade do ProFIS.

Fernando Costa
Professor Titular de Hematologia
Reitor 2009-2013


O ProFIS é um exitoso programa de inclusão de estudantes de escolas públicas na UNICAMP que, em seu princípio fundamental, prepara o aluno do ponto de vista pedagógico e, ao mesmo tempo, contribui para sua permanência na universidade.

O Prof. Flávio de Sá, como coordenador do ProFIS simboliza o humanismo, a ética e dedicação que estes alunos precisam e merecem. Sua atuação foi fundamental nas atividades durante a pandemia, assim como nos preparativos para o retorno às atividades presenciais.

Ivan Toro
Professor Doutor II de Cirurgia Torácica

Pró-reitor de Graduação 2021-


Prezado professor e amigo, 

Parabéns pela homenagem, por toda dedicação, incentivo e pelo grande mestre que você se tornou. 

Só tenho a agradecer a você pela valiosa contribuição na minha vida profissional.

Um grande abraço,

Roberta Antoneli
Enfermeira e doutoranda em Cuidados Paliativos - Unicamp


Gostaria de parabenizar essa Faculdade de Ciências Médicas pela sessão da Congregação de hoje, na qual foi homenageado o Prof. Flávio César de Sá. Sou testemunha de muitos anos do empenho do Prof. Flávio pelo ensino e formação dos médicos e médicas dessa faculdade. Ele, que agora se aposenta, dedicou toda uma vida pelo ensino, humanização dos profissionais e uma abordagem ética com os pacientes e sociedade em geral. Sinto-me privilegiado e honrado por ter podido participar de alguma forma na implantação desse projeto com ele e os outros membros do grupo de Bioética. Que seu legado sirva de inspiração para muitas gerações de médicos e médicas e contribua para a construção de um Brasil cada vez mais solidário e justo.

Parabéns, caríssimo Flávio, não pude estar presente fisicamente, mas estava de coração, continuamos juntos sempre, meu irmão.

Venâncio Pereira Dantas Filho
Membro do Grupo Gestor da Disciplina de Bioética da FCM Unicamp


Professor Flávio, gratidão em nome da Disciplina Medicina Legal, acolhida pelo DSC e grupo da Bioética de forma carinhosa e respeitosa. Você pavimentou essa aproximação. Ganhamos reflexão, amadurecimento, vida. Aprendemos que o médico tem o dever de ofício de iluminar o significado digno da existência, sem prejuízo do conhecimento técnico. Arte e ciência devem andar juntas. 
Tive o privilégio de assistir suas aulas, construir juntos o grupo que ofereceu suporte aos agentes funerários, apresentar no Congresso XIII Congresso Brasileiro de Bioética as "Estratégias da Disciplina de Medicina Legal para diminuição dos transtornos psíquicos entre os alunos da FCM Unicamp.
Honrado e agradecido pelo convite à justa homenagem na Congregação, muito obrigado amigo! 

Professor Paulo Salvia 
Coordenador da Disciplina de Medicina Legal


Fotos: Péricles Lima/ARPI-FCM
Fotos: Péricles Lima/ARPI-FCM


 



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM