Estudo-referência traz história da reabilitação de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, comum a atletas
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
30 de janeiro de 2023

Compartilhar:

Foi publicado em novembro de 2022 pelo Journal of ISAKOS, artigo do professor Sergio Piedade, do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Intitulado “Reabilitação e avanços na reconstrução cirúrgica da insuficiência do ligamento cruzado anterior: o que mudou desde a década de 1960? - Estado da arte”, o artigo tem como principal autor Piedade, que coordena a área de Medicina do Exercício e do Esporte da Faculdade, e aborda uma das lesões mais comuns em atletas.

O docente explica que o “estado da arte” é onde se encontra a ciência hoje em relação a determinado tema – no caso, a reabilitação de lesão do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) – apresentando a linha do tempo até o presente. Assim, o texto discute como a reabilitação pós-operatória após a reconstrução do ligamento vem mudando desde a década de 1960, com foco na técnica cirúrgica (tipo de enxerto de tendão, dispositivos de fixação e tensionamento do enxerto), conceitos biológicos (maturação e integração do enxerto), protocolos de reabilitação (prevenção de lesões, reabilitação pré e pós-operatória), critérios para retornar ao esporte, resultados relatados pelo paciente e resultado. “Passa a ser um artigo de referência por abordar tudo isso, reunindo a análise de colegas de vários continentes”, disse Piedade. Outros três autores - brasileiro, australiano e inglês -, assinam a publicação.

“Na década de 1960, o diagnóstico não era tão preciso, o que culminava numa abordagem cirúrgica diferente. Embora houvesse o ligamento dentro da articulação, as cirurgias eram voltadas para uma reconstrução extra-articular. Os sistemas de fixação eram outros, usavam gesso. Isso veio evoluindo e melhorando o diagnóstico. Na década de 1980, quando melhora o sistema de fixação de enxerto, começa a mudar o paradigma da imobilização para a mobilidade com a descarga precoce de peso, para que o paciente pudesse andar”, recorda Piedade.

Linha do tempo da reabilitação pós-operatória do LCA durante os avanços do diagnóstico clínico, dispositivos de fixação de enxertos e técnicas cirúrgicas. Gráfico: Sérgio Piedade/divulgação

Lesão do ligamento cruzado anterior

O professor explica que a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho ocorre após trauma torcional. “No nosso meio, o futebol é o esporte onde esta lesão é mais prevalente, mas ela pode ocorrer em outras modalidades esportivas que exponham o joelho a traumas torcionais. A lesão do LCA torna o joelho instável e mais suscetível a novas entorses, devido à instabilidade - novos falseios - que irão agravar ou determinar outras lesões internas. No paciente jovem e fisicamente ativo, a lesão é incapacitante pois impacta negativamente na qualidade de vida e desempenho esportivo. Portanto, o tratamento cirúrgico e a abordagem terapêutica são adotados para maioria dos casos”.

Piedade acrescenta que a reabilitação fisioterápica é fundamental para acelerar a recuperação e contribuir para o retorno seguro às atividades físicas. “Principalmente com o advento da internet, o conhecimento e as experiências em reabilitação do LCA tornaram-se mais disponíveis, permitindo que médicos e fisioterapeutas tenham acesso à literatura de qualidade em qualquer lugar do mundo”.

Sérgio Piedade examina joelho de paciente no Ambulatório de Ortopedia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Opinião do paciente

Outro ponto destacado no estudo é a importância da opinião do paciente no processo: “Em todas as áreas da medicina moderna, os profissionais de saúde devem estar atentos às vozes e opiniões dos pacientes, pois desempenham um papel essencial no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um plano de tratamento”. Desse modo, ferramentas como o questionário PROM (“patient reported outcome measures”) permitem coletar dados sólidos e válidos sobre o tratamento recebido, do ponto de vista do paciente.

Journal of ISAKOS

O periódico on-line é o jornal oficial da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (ISAKOS) e sintetiza as pesquisas mais recentes e as diretrizes baseadas em evidências em medicina esportiva ortopédica e traumatologia, fornecendo aos especialistas uma referência completa para diagnosticar e tratar pacientes.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM