Estudo que avalia a vulnerabilidade de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático relacionado ao diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço é premiado em congresso internacional
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
11 de outubro de 2022

Compartilhar:

O psicólogo e aluno do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Daniel Paixão Pequeno, recebeu o prêmio de melhor apresentação de pôster no European Society for Medical Oncology (ESMO), um dos principais congressos internacionais de oncologia, realizado em Paris, França em setembro de 2022.

A pesquisa avalia como a depressão e variantes genéticas relacionadas aos níveis de cortisol podem influenciar a vulnerabilidade ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) relacionado ao diagnóstico câncer de cabeça e pescoço (CCP).

Segundo explicou o biólogo do Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA) da FCM e orientador do estudo, Gustavo Jacob Lourenço, o diagnóstico de CCP tem o potencial de desencadear o TEPT. Além disso, experiências adversas na infância, depressão e diferenças individuais nos níveis de cortisol podem influenciar a vulnerabilidade ao TEPT em pacientes com câncer. “Variantes de nucleotídeo único (SNVs) em genes do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, envolvidos na resposta ao estresse, podem afetar a produção de cortisol. No entanto, a influência de fatores psicossociais e genéticos no TEPT relacionado ao CCP não é totalmente conhecida”, disse.

O trabalho, que analisou uma amostra inicial de 85 pacientes com CCP, mostrou que a depressão severa e o genótipo homozigoto variante TT da SNV no gene CRHR1 (rs110402, C/T) foram associados ao TEPT relacionado ao CCP. “Acreditamos que os nossos resultados, uma vez validados em um estudo com maior casuística, possam contribuir para identificar aspectos psicológicos e genéticos que influenciam a vulnerabilidade ao TEPT em pacientes com CCP, que se beneficiariam de intervenções psicológicas”, avalia Daniel, que também é orientado pela psiquiatra Clarissa de Rosalmeida Dantas, professora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. O estudo é realizado em conjunto com as pesquisadoras Juliana Carron, Karla Cristina Gaspar e Carmen Silvia Passos Lima.

Link da publicação: https://doi.org/10.1016/j.annonc.2022.07.1529

Daniel Paixão Pequeno recebe prêmio de melhor apresentação de pôster

 



Notícias mais recentes



Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Biblioteca da FCM divulga os e-books e vídeos do mês de janeiro

Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM