Especialistas em trauma se reúnem via telemedicina para falar sobre socorro às vítimas na maratona de Boston
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Especialistas do trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e do Tufts Medical Center, de Boston, Estados Unidos, discutem, nesta sexta-feira (26), às 13 horas (horário de Brasília), na sala de Telemedicina do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, o atentado ocorrido em Boston durante a maratona realizada na cidade. A reunião faz parte do International Trauma Tele-Grand Round que reúne, semanalmente, os melhores especialistas em trauma do mundo.

O sinal será distribuído via Universidade de Miami, coordenado localmente pela equipe do doutor Antonio Martos, diretor da área de Telemedicina da Universidade de Miami. A reunião será aberta a médicos, cirurgiões e profissionais que atuam em situações extremas no resgate e tratamento de vítimas.

A apresentação será conduzida pelo médico Reuven Rabinovici, chefe da divisão de trauma e cirurgia de cuidados intensivos do Tufts Medical Center, que comentará desde o preparo de hospitais e planos de contingência para situações de atendimento emergencial em massa, comentará sobre as formas de realizar a triagem das vitimas, fará uma análise dos tratamentos para ferimentos causados por explosão, ferimentos profundos e amputações traumáticas, e falará do preparo necessário para agir em eventos de grandes proporções e grande número de feridos.

“Santa Maria, por exemplo, foi uma tragédia nacional que mobilizou profissionais nas Américas, na Europa, e no Oriente Médio acerca do resgate e tratamento das vítimas. Com a ajuda da tecnologia aliada à medicina, foi possível assistir casos simples ou complexos, providenciar medicação e assegurar que mais vidas resistissem à tragédia em si”, revela o médico Gustavo Pereira Fraga,  coordenador da disciplina de cirurgia do trauma da Unicamp. “Isso, felizmente já, é uma prática. O que chama a atenção nesse trabalho é que sempre existe uma lição a ser aprendida – seja no contexto preventivo, na emergência, no atendimento, no procedimento adotado e na conduta médica. Somos todos aprendizes, todos podemos colaborar, e esse encontro virtual se tornou uma grande escola para todos nós”, completa. 



Notícias mais recentes



Formatura da 57ª Turma de Medicina da Unicamp celebra pioneirismo das cotas raciais

School of Medical Sciences Leadership Welcomes KU Leuven Delegation

(Divulgação) Costello Medical: Global Health Internship - January 5th 2025

(Divulgação) Fisioterapia do HC de Portas Abertas apresenta os cursos pós-graduação para futuros alunos

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos enfatiza a prevenção da diabetes

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM