Espaço das Artes da FCM recebe produção de moradores da Ocupação Vila Paula
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
17 de agosto de 2022

Compartilhar:

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (15) o vernissage da exposição do Projeto de Extensão Vila Paula. A mostra inclui desenhos, fotografias, poesias e vídeos produzidos pelos moradores da Ocupação, atendidos pela extensão do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

O professor Rubens Bedrikow, coordenador do projeto de extensão, falou aos presentes. “Gostaria de agradecer a visita de vocês, principalmente os que vieram da Vila Paula. Essa exposição mostra um trabalho de quatro anos que temos feito em parceria com os moradores da Ocupação e tem duas grandes partes. A primeira é pedagógica, mostrando a definição e valor da extensão universitária, ressaltando que esse pilar consta inclusive no artigo 207 da Constituição Federal. A segunda, a gente vai aprendendo e produzindo conceitualmente a partir da interação com as pessoas, como com as atividades lúdicas que os alunos fazem com as crianças. Também aprendemos o tempo inteiro com os haitianos (cerca de 20% dos ocupantes), sobre como podemos recebê-los melhor em nosso país”. Rubens também convidou o público à interação, onde há um canto para desenho de imagens que serão incluídas na mostra. Por fim, agradeceu parceria com alunos de Fonoaudiologia.

Para a moradora Caroline Fernanda, quando o projeto de extensão chegou à Vila Paula, foi muito importante. “A maioria das crianças que não brincavam junto passaram a brincar, em lugar próprio. Eu acho muito bom para nós e para as crianças também. Eles mesmos evoluíram: fazem pintura, brincadeiras, gostam de tirar foto”, disse. Sobre o atendimento em saúde, ela destacou como são os sábados quinzenais de atividade dos extensionistas. “Enquanto o doutor Rubens atende, os alunos estão dando atenção para as crianças. Sempre que eu posso ser atendida eu vou, porque no pronto atendimento mais próximo é difícil; discriminam a gente que mora na comunidade. Mais do que atender, os alunos fazem roda de conversa, inclusive já conversei bastante com alguns. É bom a gente ter alguém de confiança para escutar. Eu tenho muita gratidão por todos os dias e espero que eles nunca deixem de ir”, declarou.

Depoimentos dos alunos

Rafael Moreira, aluno do 4º ano de Medicina, foi curador da exposição. “A ideia da exposição é essa: trazer um pouco da nossa experiência lá enquanto extensionistas, bem como a da comunidade. Temos nos banners vários relatos de alunos, moradores, um pouco de cada área. Além disso, trouxemos a artes que os próprios moradores produzem, para vender ou como passatempo, além de produtos como pasta de amendoim e óleo de mamona para cabelo”, descreveu, convidando o público a interagir com as obras.

As ligas universitárias também estão presentes na Vila Paula. Fernanda Germano, do 4° ano de Medicina, coordena a participação da Liga de Pediatria e Cirurgia Pediátrica no projeto. “A iniciativa da exposição é fundamental, mostrando o envolvimento da comunidade. Por mais que estejamos na Vila Paula desde 2018, tem muita coisa nova surgindo. A comunidade mudou ao longo desses anos: as crianças que a gente via já estão crescendo. Com isso, as demandas também mudam. Expor tudo isso que a gente construiu ao longo dos anos favorece a percepção de que temos que nos adaptar também”, declarou a estudante.

Brenda Lee, da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz, da FCM, lembrou que na própria Atlética a extensão vem crescendo nos últimos anos, de forma a levar o esporte e atividade física para a sociedade. “Eu como extensionista da Vila Paula, comecei a ligar as duas atividades. Lá existem muitas crianças com energia para gastar, mas que muitas vezes não têm o incentivo para a atividade física. Eles precisam de todas as coisas: saúde, atividade física e lazer”, declarou, lembrando que a Altética arrecadou equipamentos esportivos, como bolas e redes, que ficam na Vila Paula disponíveis aos moradores.

A aluna de Fonoaudiologia Audria Almeida também contou sua experiência na Vila Paula. “Eu tive o primeiro contato com a extensão em 2019, no 1º ano de graduação. A gente tem um acolhimento totalmente diferente do que temos no ambulatório e nas clínicas da faculdade. Então, acabamos crescendo de maneira especial em nossa formação. Na Vila Paula é muito interessante percebermos a escuta diferenciada, justamente em nossa área. Acabamos recebendo muita demanda das pessoas, antes mesmo da saúde, como questões familiares, sociais e econômicas. Então existe companheirismo e compartilhamento muito diferente com essas famílias”, afirmou.

Abertura ao público

Os visitantes podem prestigiar os trabalhos até 31 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

 

Fotos: Eli Machado/PROEC

Vídeo: Marcelo Santa Rosa/ARPI



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM