Encontro Rede Margarida: A pressão por resultados como sofrimento mental no trabalho
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de julho de 2023

Compartilhar:

Texto: Mateus Oliveira/LabEster

Diante de um contexto de precarização dos direitos trabalhistas, agravado ainda mais pela recente pandemia de Covid-19, a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo vem sofrendo grande impacto. Com isso em mente, surgiu a Rede Margarida. Fundada recentemente, em março de 2023, a rede é composta por pesquisadores/as, cientistas, sindicalistas, ativistas, juristas, sanitaristas, médicos/as e outros trabalhadores/as, com vista a partilhar saberes e experiências, reconstruir laços de solidariedade entre as classes trabalhadoras e somar forças em prol de modos mais saudáveis em nossas vidas.

No mundo acelerado em que vivemos, a pressão por atingir metas e objetivos muitas vezes se torna esmagadora. Essa pressão pode levar ao sofrimento mental, afetando nosso bem-estar, motivação e desempenho no trabalho. É importante entendermos os efeitos desse fenômeno e explorarmos estratégias para lidar com ele de forma saudável.

Diante disso, o próximo encontro da Rede Margarida abordará a discussão “A Pressão por Resultados como Sofrimento Mental no Trabalho”. 

O encontro contará com a mediação de Mauro Salles (Contraf/CUT), e as participações do professor Matheus Vianna Braz, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador do Laboratório de Trabalho, Saúde e Processos de Subjetivação (LATRAPS-UEMG) e o Presidente da AMAE-DF Associação dos Motofretistas Autônomos e Entregadores do Distrito Federal, Alessandro Conceição “Sorriso”.

O encontro buscará abordar e discutir as causas subjacentes desse tipo de malefício, os impactos na saúde mental dos colaboradores e as possíveis soluções para mitigar o sofrimento no ambiente de trabalho, mostrando como a alta produtividade exigida da classe trabalhadora é extremamente prejudicial para a saúde mental.  

Esse e outros encontros podem ser conferidos na íntegra pelo canal (https://www.youtube.com/watch?v=5FahHCLW0Ek&t=2512s)

A Rede Margarida é composta por cientistas, sindicalistas, ativistas, juristas, sanitaristas, médicos/as e outros trabalhadores/as, e busca diariamente partilhar saberes e experiências, reconstruir laços de solidariedade entre as classes trabalhadoras e somar forças em prol de modos mais saudáveis em nossas vidas.

Convidamos a todos a somar conosco para o próximo encontro público.

Detalhes do evento: “A Pressão por Resultados como Sofrimento Mental no Trabalho”

Data: Terça-Feira (11.07.23)

Horário: 16h30

Local: https://www.youtube.com/live/4NACZe14eJY?feature=share

Siga-nos no Instagram! (https://www.instagram.com/redemargarida/) ou contato pelo e-mail labester@unicamp.br.

Contamos com a sua presença!



Notícias mais recentes



Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Save The Date: Semana da FCM


Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais

"É através da dedicação de cada um que conseguimos entregar os resultados que a sociedade espera de nós..."

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM