Encontro na FCM reúne profissionais e familiares de crianças com doenças genéticas raras
Publicado por: Camila Delmondes
12 de dezembro de 2016

Compartilhar:

No dia 26 de novembro, aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o primeiro encontro de profissionais da saúde e familiares de crianças portadoras da síndrome cromossômica chamada de Deleção 22q11.2, que inclui as síndromes de DiGeorge e Velocardiofacial. Essas síndromes atingem uma em cada quatro mil crianças.

“As crianças que nascem com essas síndromes podem apresentar problemas no coração, no palato, na audição, na fala e no aprendizado, dificuldades de alimentação, deficiência imunológica, entre outros”, explicou Társis Antônio Paiva Vieira, biomédico e professor do Departamento de Genética da FCM.

De acordo com Társis, o acompanhamento desde o nascimento, por diferentes profissionais de saúde, é fundamental para garantir o cuidado integral da saúde dessas crianças e permitir que elas atinjam o máximo do seu potencial de desenvolvimento. Os profissionais de saúde que frequentemente estão envolvidos no cuidado dessas crianças são médicos de diferentes especialidades – pediatria, cardiologia, imunologia, genética –, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, entre outros.

“No mundo todo existem diversas fundações e associações que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela SD 22q11.2, por meio do apoio da família e parcerias profissionais, incentivando a realização de pesquisas, prestando apoio social, educacional e médico para os portadores dessa síndrome e seus familiares”, reforçou Társis.

Projeto Crânio-Face Brasil

No Brasil ainda não existem iniciativas semelhantes e faltam informações específicas na língua portuguesa para os portadores e suas famílias. O Projeto Crânio-Face Brasil (PCFB) iniciou, em 2008, um projeto multicêntrico para realizar o diagnóstico laboratorial dessa síndrome. Recentemente, publicou em sua página na internet guias para profissionais de saúde e familiares. 



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM