Em workshop, docentes da FCM discutem perfis de carreira e avaliação do mérito acadêmico
Publicado por: Camila Delmondes
28 de junho de 2021

Compartilhar:

Com o objetivo de discutir a carreira docente na Unicamp, tendo como bases a nova deliberação Consu-A-16/2021 e as modificações previstas no sistema RADEP, A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por intermédio da sua Comissão de Corpo Docente (CCD), realizou na última quarta-feira (23), o Workshop da Carreira Docente. Cerca de 80 professores da faculdade participaram da oficina. Após palestras introdutórias sobre a situação atual da carreira, deles discutiram casos reais de avaliação do mérito acadêmico.

“Essa é uma discussão que certamente não termina aqui”, disse o presidente da CCD, Sérgio Tadeu Martins Marba, durante fala de encerramento da programação, ao destacar o papel da comissão na orientação do corpo do corpo docente e na realização contínua de debates e reflexões sobre a carreira dos professores. “Não temos respostas prontas, mas esse evento foi muito rico, inclusive, do ponto de vista do exercício”, comentou Marba sobre a dificuldade real que muitos avaliadores enfrentam na hora de avaliar o mérito acadêmico.

Na avaliação do diretor da FCM e um dos organizadores do evento, Luiz Carlos Zeferino, apesar do fato de que muito ainda precisa ser feito e assimilado, no que se refere à construção de perfis acadêmicos, tal estrutura permite flexibilidade, no sentido de proporcionar aos professores espaços de autonomia de atuação.

“A motivação de buscar recursos é uma iniciativa do docente. Embora ela não esteja determinada na deliberação, nós podemos, enquanto instituição, promover e estimular tal atividade. Também não é necessário reconhecer-se em apenas uma área de atuação. Tendo bagagem, o docente pode enxergar destaques do seu trabalho em mais uma área”, citou Zeferino, como exemplos.

A programação teve entre os palestrantes convidados, além do presidente da CCD: os servidores da Câmara Interna de Desenvolvimento de Docentes (CIDD) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) da Unicamp, Luiz Fernando Alves Rosa e Lucas Jose Fruet Castro Aranha; a coordenadora do curso de graduação em Medicina, Joana Fróes Braganca Bastos; a coordenadora da Comissão de Pós-graduação, Cláudia Maurer Morelli; e a coordenadora do Núcleo de Avaliação Pesquisa e Educação em Saúde, Eliana Martorano Amaral.

Participaram como facilitadores dos Grupos de Trabalho para avaliação do mérito acadêmico, no período da tarde: a coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, Christiane M. Couto; o coordenador da Comissão de Pesquisa, Andrei Carvalho Sposito; o coordenador da Comissão de Extensão, Rodolfo Pacagnella; o coordenador da Residência Médica, Ricardo Mendes Pereira; a coordenadora de Ensino do Departamento de Pediatria, Maria Angela Antonio; a chefe do Departamento de Tocoginecologia, Fernanda Surita; a chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Maria Francisca dos Santos Collela. Atuaram no suporte à atividade, os funcionários da CCD: Marta Caldas, Thiago Sancassani e Francielle de Oliveira.

Assita o evento, na íntegra:

Período da manhã

Período da tarde

 



Notícias mais recentes



Cirurgia para epilepsia é tema de curso ministrado em Congresso Brasileiro de Neurologia por equipe da Unicamp

Save the date: Winter Schools 2025


Exposição "Partes de um todo", do Ateliê Vivenciando a Arte


Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM