Em exibição na FCM até 27 de outubro: As primeiras 50 turmas de Medicina
Publicado por: Camila Delmondes
20 de outubro de 2017

Compartilhar:

Aberta para visitação até a próxima sexta-feira (27), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a exposição fotográfica “As primeiras 50 turmas de Medicina”, que traz a relação de todos os médicos graduados pela Medicina da Unicamp. A cerimônia de abertura aconteceu na última quarta-feira (18) e contou com a presença de ex-alunos e funcionários.

Aluno da Tuma XXV, o professor do Departamento de Clínica Médica da FCM, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, disse ser um privilégio poder ocupar o cargo de coordenador do curso de graduação em Medicina no ano que coincide com a formatura da quinquagésima turma. “Ao longo dos anos, a FCM foi solidificando a formação dada aos seus alunos. Temos o prazer de ver vários de nossos alunos atuando em diversos lugares dentro da área de Saúde do país”.

Paulo Velho acrescentou, também, a satisfação de poder ouvir de muitos egressos da FCM relatos sobre a excelente formação técnica e interpessoal adquirida no curso da Unicamp. “De fato, essas qualidades têm diferenciado os profissionais graduados pela FCM, no mercado”.

Diretor Associado da FCM e aluno da Turma XVII, Roberto Teixeira Mendes falou sobre a importância de celebrar os momentos que marcam a história da faculdade. “A FCM tem um modo de ser e, de alguma maneira, esse modo de ser fica impregnado em seus alunos. Já formamos cerca de 5.000 alunos e uma das principais qualidades da faculdade é que seus alunos são reconhecidos profissionalmente pela sua competência”, comentou Teixeira.

Segundo aluno, graduado pela FCM, a ocupar o cargo de diretor da faculdade, Ivan Felizardo Contrera Toro, da Turma XIV, fez questão de resgatar o aforismo “Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” – escrito por George Santayana, pseudônimo do filósofo e poeta espanhol Jorge Agustín Nicolás Ruiz de Santayana y Borrás – ao destacar a importância da exposição. “Queremos que as próximas 50 turmas sejam tão bem-sucedidas como foram as 50 primeiras”, afirmou.

Ivan Toro também aproveitou a ocasião especial para agradecer a todos os funcionários administrativos e de apoio acadêmico que atuam ou que já atuaram na FCM. “Nada disso teria acontecido sem o empenho dos funcionários em proporcionar condições para que nós, professores, pudéssemos trabalhar com todos esses alunos. Tenho muito orgulho de poder ser o diretor da FCM nesse momento tão especial”.

Ainda na ocasião de abertura o médico Daniel Astum, ex-aluno da Turma XLIV destacou as contribuições da FCM para a sua formação profissional. “Hoje tenho a oportunidade de experimentar os aspectos técnicos, éticos e humanos no meu dia-a-dia de trabalho. Consigo perceber como a formação na FCM se desabrocha cada vez que atendemos um paciente, fazemos uma intervenção ou desenvolvemos trabalhos em equipe e relacionamentos interpessoais”, disse Daniel, orgulhoso.



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM