Egresso da FCM é promovido a professor titular de Radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard
Publicado por: Camila Delmondes
04 de janeiro de 2022

Compartilhar:

Graduado em Medicina, com Residência Médica em Radiologia Diagnóstica e Mestrado em Ciências Médicas (Patologia) pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o médico radiologista Martin Torriani foi promovido, em 2021, a Professor Titular de Radiologia da Harvard Medical School (HMS). Reconhecido, internacionalmente, pelo uso de técnicas inovadoras de imagem no estudo de questões clínicas relacionadas ao risco metabólico e saúde óssea em pacientes com lipodistrofia associada ao HIV, obesidade, anorexia nervosa, distúrbios endócrinos e câncer, Torriani acumula mais de 20 anos de experiência no Massachusetts General Hospital (MGH).

Egresso da 26ª Turma de Medicina da FCM, Torriani também é conhecido no meio acadêmico e científico pelas inovações em radiologia musculoesquelética, e por ter iniciado o uso de injeções de toxina botulínica guiadas por ultrassom em pacientes com síndrome do desfiladeiro torácico (variedade neurogênica), e sido o primeiro pesquisador no mundo a descrever a síndrome do impacto isquiofemoral no quadril.

“Sua expertise é reconhecida por várias premiações e organizações profissionais, tendo ocupado a presidência de sociedades radiológicas e também obtido o título de Pesquisador de Distinção da Academy for Radiology & Biomedical Imaging Research”, comentou com orgulho o diretor executivo da Associação de Ex-alunos e Amigos da FCM (Alumni) e veterano de Martin Torriani pela 25ª Turma de Medicina da FCM, Gustavo Pereira Fraga.

Além de mais de 180 publicações científicas em revistas indexadas, o vasto currículo do médico formado pela FCM – agora professor titular da Harvard – registra, também, inúmeras contribuições como palestrante em eventos científicos, no Brasil e no exterior, e como membro de conselhos editoriais e parecerista de diversas revistas científicas e instituições de financiamento em pesquisa, dentre as quais, o National Institute of Health (NIH).

A professora do Departamento de Cirurgia da FCM, Raquel Franco Leal, destaca a vocação do professor da HMS para a ciência, quase que herdada de família. Segundo contou, Martin Torriani é filho do casal de professores da Unicamp, Iris Linares Torriani e Hugo Torriani, respectivamente, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” e Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Ambos já aposentados.

“Em 2004, ele fundou o Núcleo de Imagem Metabólica do MGH (MGH Metabolic Imaging Core), com o objetivo de aplicar métodos radiológicos avançados para fenotipagem de tecidos humanos in vivo. Ao todo, ele implementou, neste hospital, mais de 10 tecnologias para pesquisa metabólica em músculo, fígado e medula óssea, incluindo espectroscopia multinuclear em scanners clínicos, amplamente utilizada por pesquisadores de neuroendocrinologia, endocrinologia e ortopedia. Hoje, o doutor Torriani é o investigador principal do Núcleo de Imagens Metabólicas sob o NIH P30 DK040561 do Centro de Pesquisa em Obesidade e Nutrição da Harvard”, destacou Raquel, que também é cunhada do pesquisador.

Atualmente, Martin Torriani atua de forma ativa na orientação de estudantes da graduação em Medicina, bolsistas de pós-graduação, residentes e jovens professores. “Muitos dos quais realizam pesquisas de natureza clínica”, comentou o médico formado pela Unicamp que já recebeu três prêmios anuais de Ensino da Divisão de Imagem e Intervenção Musculoesquelética do MGH e também criou um programa de pesquisa (fellowship) para graduados internacionais.



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM