Disciplina do Trauma celebra 30 anos e Liga do Trauma da Unicamp comemora 25 anos com eventos organizados em Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
26 de maio de 2017

Compartilhar:

De 17 a 20 de maio foi realizado em Campinas, o 4th World Society of Emergency Surgery (WSES) Congress e XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) e Intergastro & Trauma (IG&T). O evento teve início no dia 17 com o curso Gestão de Acidentes com Múltiplas Vítimas. O curso foi ministrado por uma equipe de cirurgiões de Israel, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), onde aconteceu um simulado prático que movimentou o centro da cidade. Assista a matéria.

No dia 18 de maio, no Expo Dom Pedro, teve início o congresso que reuniu mais de 1.300 participantes de 19 países. A palestra de abertura foi proferida por Yasuhiro Otomo, de Tokyo, sobre o Tsunami no Japão. A cerimônia de abertura contou ainda com a participação de Carlos José Barreiro, secretário de Transportes de Campinas. Ele aproveitou o evento para divulgar as ações do Maio Amarelo na cidade.

Ainda nesse mesmo dia houve a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). José Mauro S. Rodrigues, da PUC SP Sorocaba assumiu o cargo de presidente e Gustavo P. Fraga, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, como coordenador do Comitê de Prevenção. Fraga também recebeu o título de Membro Honorário da SBAIT por ter sido o presidente da sociedade na gestão de 2013 a 2014.

Durante o evento foi feito o lançamento do livro "Ligas do Trauma: do Brasil para o Mundo". Os editores são Paulo Henrique Klein, ex-presidente do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), e o próprio Gustavo Fraga. “Esse livro relata a experiência do início do movimento das Ligas, que começou na Unicamp em 1992, tendo o professor Mario Mantovani como um dos grandes incentivadores. O livro mostra também as atividades desenvolvidas por 73 Ligas do Brasil”, explicou Gustavo.

Leia também a matéria Liga do Trauma da Unicamp estimula formação de cirurgiões gerais publicada no Jornal da Unicamp.

Apresentação de trabalhos

Durante o congresso houve a apresentação de 299 trabalhos. Na categoria nacional (Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma e Intergastro & Trauma), foram aprovados 39 trabalhos para apresentação oral e 123 para pôster eletrônico. Já na categoria nnternacional (WSES Congress), foram aprovados 22 para apresentação oral e 12 para pôster eletrônico.

Dos trabalhos apresentados, 11 foram selecionados como os melhores nas diferentes categorias. A FCM teve quatro trabalhos premiados. O melhor pôster internacional foi para Epidemiological analysis of trauma patients affected by fat embolism at trauma intensive care unit, de Alcir Escocia Dorigatti, Bruno Monteiro Pereira, Lizianne Hermogenes Lopes, Marcela dos Santos Martins, Cesar Vanderlei Carmona e Gustavo Pereira Fraga. 

Na categoria nacional os trabalhos da FCM premiados foram: Correlação entre os criterios ultrassonográficos de Williams e a elastografia hepática transitória (Fibroscan®) no diagnóstico da fibrose hepática em crianças com fibrose cística, de Maria Ângela Bellomo Brandão, Flávia Andressa Justo, Gabriel Hessel, Elizete Aparecida Lomazi, Roberto M. Yamada, Thirzah M. Lopes, Tiago Sevá Pereira e Antônio F. Ribeiro; A experiência da Liga do Trauma da Unicamp no Movimento Maio Amarelo de 2016 em Campinas, de Karla Saraiva da Silva, Paolla Ravida A. de Macedo, Yasmin L. Cecchi, Bruno M. Guidi, Thiago Rodrigues A. Calderan e Gustavo Pereira Fraga e Adenomas hepáticos: Expressão fenotípica, descrição de casuística e revisão de literatura, dos Diogo Marcelo Furtado, Paulo Vitor Barreto Guimaraes, Simone Reges Perales, Elaine Cristina Ataide, Milena Garcia Silva, Ilka de Fatima Santana Ferreira Boin, Larissa Eloy e Cecilia Escanhoela.

Um trabalho da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp foi também escolhido entre os melhores nacionais: Desenvolvimento de um aplicativo para treinamentos em primeiros socorros para crianças, dos autores Ana Paula Boaventura, Lucas Félix Calandrim, Cleuza Aparecida Vedovato, Thais Rafael Guimarães, Lais Rodrigues de Oliveira e Gabriel Otero.

O Intergastro & Trauma é um evento organizado a cada dois anos e promovido pela SMCC, Unicamp, PUC Campinas e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, com a participação de várias faculdades, hospitais e entidades parceiras. Na edição de 2019 do IG&T será realizado em conjunto outro congresso internacional, o da World Society of Abdominal Compartiment Syndrome.

Jantar de confraternização

Na sexta-feira, 19 de maio, foi realizado o jantar de comemoração dos 30 anos da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM da Unicamp e dos 25 anos da Liga do Trauma da Unicamp. O evento aconteceu no salão social do Tênis Clube de Campinas, no Cambuí. O jantar teve a adesão de mais de 350 convidados. Organizado pelos alunos da Liga do Trauma com coordenação de Thiago A. R. Calderan e evento promoveu, também, o Encontro de Ex-Residentes da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo e jantar de encerramento do Intergastro & Trauma.

Durante a noite ocorreu a participação de três bandas: Banda Ré-Medio, que teve na guitarra e vocal Nathan Valle Soubihe Jr., cardiologista, formado pela FCM em 1993; a bateria Batucogu, da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) e a banda de rock The Dogs, bastante conhecida no cenário musical campineiro e composta, basicamente, por médicos e dentistas, entre eles Helder J. L. Zambelli, médico assistente da neurocirurgia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e aluno da XXV turma de medicina da FCM e pelos ex-residentes de Cirurgia do Trauma, André C. Pierro e Eduardo Hausen.

“Os 30 convidados internacionais presentes no jantar foram ao delírio com a qualidade do som e muitos perguntaram repetidas vezes se os jovens – principalmente da Batucogu - eram alunos de medicina. Ligantes de várias turmas, ex-residentes, docentes, médicos assistentes, enfermeiros e outros profissionais de saúde do HC prestigiaram o evento, lembrando o bom ambiente de trabalho e ensino que sempre foi motivo de orgulho para o saudoso professor Mario Mantovani", revelou Fraga, emocionado.

Veja álbum de fotos no Facebook da FCM.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM