Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de abril de 2024

Compartilhar:

A professora Diama Vale, do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi eleita membro do Comitê Diretor da International Cancer Screening Network (ICSN). O grupo tem como objetivo auxiliar no planejamento de estratégias para implementação de programas de rastreamento do câncer baseados em evidências científicas. A docente iniciará as atividades em maio de 2024, pelo período de dois anos. 

Diama, que ocupará pela primeira vez um cargo na ICSN, explica que a cada dois anos os cerca de 800 membros inscritos na rede elegem 10 membros para o Comitê Diretor. Ela afirma que o espaço de representatividade foi construído por meio de sua participação ativa nos eventos da Comunidade e contribuição no Grupo de Trabalho de Rastreamento do Câncer de Mama, além de lembrar da intensa produção acadêmica na área.

Diama Vale em último encontro da ICSN em 2023. Foto: divulgação/Diama Vale

“É uma honra ser eleita como única representante da América Latina para o Comitê Diretor. O rastreamento é muito disseminado na região, mas o impacto na redução de casos novos ou diagnóstico precoce de câncer é inferior ao observado nos países que adotam estratégias baseadas nas melhores práticas”, declara Diama.

Continua a docente: “Há um potencial enorme de reversão deste quadro através da melhor gestão dos processos de rastreamento, para reduzir a carga que o câncer tem nos sistemas de saúde e na morbidade e mortalidade da população. A eleição para o Comitê Diretor é uma oportunidade para articular na região as boas práticas, disseminar em nível global as produções acadêmicas nacionais sobre o tema e atrair novos membros para a comunidade”.

Para Diama, a FCM é reconhecida como importante centro de formulação e testagem de políticas de saúde, tendo o Departamento de Tocoginecologia participado ativamente na elaboração e implementação dos programas de rastreamento de câncer do colo do útero e de mama no Brasil. “A eleição nos prestigia e estimula a manter essas ações e a produção acadêmica nessa linha de pesquisa”, finaliza a professora.

Sobre a ICSN

A International Cancer Screening Network (ICSN) é vinculada à Center for Global Health, com suporte do National Cancer Institute (NCI), dos Estados Unidos. Reúne especialistas que trabalham para reduzir a doença em nível global por meio de programas de rastreamento baseados em evidências. A ICSN foi fundada em 1988 e atualmente tem mais de 800 participantes de 69 países com programas ativos de rastreamento para câncer de mama, colo do útero e colorretal.  

Durante mais de 30 anos, a ICSN tem proporcionado um fórum internacional para cientistas e profissionais discutirem a investigação, implementação e avaliação de rastreio do câncer. As reuniões bienais do ICSN e os grupos de trabalho colaborativos contribuem para definir o âmbito das pesquisas, com a cooperação de organizações multilaterais de todo o mundo.



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM