Dia de Avaliação do Curso de Medicina reúne cerca de 450 participantes entre alunos e professores
Publicado por: Camila Delmondes
24 de outubro de 2023

Compartilhar:

Colaboração: Mônica Rovigatti

No dia 17 de outubro, o curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi avaliado por estudantes e professores, conforme previsto no Calendário Acadêmico da Universidade. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES), Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG) e Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) e contou com a participação de cerca de 50 docentes e 400 alunos.

Dia de Avaliação do Curso de Medicina reúne cerca de 450 participantes entre alunos e professores/Foto: Camila Delmondes/ARPI

Na ocasião da abertura dos trabalhos, a coordenadora do NAPES, Eliana Amaral, e a vice-presidente do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), Laura Bianchini Fogulin, deram boas-vindas ao público presente e abordaram a agenda geral das atividades. Na sequência, o diretor da FCM, Claudio Coy, abriu oficialmente a programação com votos de sucesso nos debates, e o professor Fábio Hüsemann Menezes, coordenador do curso de Medicina, apresentou as ações da FCM em relação às demandas dos estudantes na avaliação realizada em maio último.

A coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES) da FCM, Eliana Amaral/Foto: Camila Delmondes/ARPI
A vice-presidente do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), Laura Bianchini Fogulin/Foto: Camila Delmondes/ARPI
O diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy/Foto: Camila Delmondes/ARPI
O professor Fábio Hüsemann Menezes, coordenador do curso de Medicina/Foto: Camila Delmondes/ARPI

“Temos alguns problemas crônicos no curso que têm sido levantados nas avaliações já há algum tempo. O cenário de práticas, por exemplo, é um deles [...] ”, disse Menezes, mostrando as soluções apresentadas pela FCM desde a última gestão, dentre as quais, a constituição de um grupo de trabalho que discute a reforma curricular do curso, a melhoria da infraestrutura física e tecnológica dos espaços de aprendizagem, a centralização das atividades de simulação, a criação de uma comissão de avaliação da aprendizagem, e o investimento em desenvolvimento docente.

Ainda no período da manhã, alunos e professores, simultaneamente, reuniram-se com seus pares para discutirem como otimizar os ciclos de aprendizagem para atingir as competências esperadas do médico Unicamp até o final da formação no currículo vigente. Esta discussão foi organizada em grupos correspondentes aos respectivos eixos curriculares, a saber: Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico; Diagnóstico clínico e conduta; e Profissionalismo, abordagem científica e educação continuada.

Docentes da FCM participam de discussões nas Arenas/Foto: Camila Delmondes/ARPI
Docentes da FCM participam de discussões nas Arenas/Foto: Camila Delmondes/ARPI
Alunos do curso de Medicina participam de discussões em diversos espaços da faculdade/Foto: Camila Delmondes/ARPI

Os discentes foram divididos em grupos, de forma aleatória, no Auditório, Anfiteatro 1 e Paulistão, mesclando-se às seis turmas do curso. Os docentes fizeram a mesma discussão, concentrando-se nas Arenas 1, 2 e 3. A coordenadora do NAPES da FCM, Eliana Amaral, apresentou aos docentes os resultados da avaliação de disciplinas e do curso, a partir das respostas dos professores ao questionário aplicado ao longo do mês de setembro, e facilitou as discussões no interior dos grupos.

Durante toda a tarde, no Auditório 5, os relatores dos três grupos de estudantes e dos três grupos de professores apresentaram as conclusões, resumidas nos títulos: "Que bom!", "Que pena!" e "Que tal?". As sinergias e diferenças identificadas na discussão final e as respostas aos questionários aplicados aos discentes pelo CAAL e aos docentes pelo NAPES gerarão relatórios com o diagnósticos e proposições dos grupos, a serem encaminhados à CEG.

No período da tarde, novamente reunidos, alunos e professores apresentam conclusões de cada grupo/Foto: Karen Moraes/ARPI

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM