Desenvolvimento Infantil: Um guia para acompanhamento de bebês prematuros e a termo
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2021

Compartilhar:

De repente, chega um bebê em nossa vida. Qual a melhor maneira para promover o cuidado e a relação afetiva? Preocupadas com essa e uma série de outras importantes questões sobre o desenvolvimento infantil, pesquisadoras do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto” (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com profissionais de entidades e empresas parceiras lançaram, recentemente, pela Editora FiloCzar, o livro “Desenvolvimento Infantil: Um guia para acompanhamento de bebês prematuros e a termo”.

A obra aborda marcos do desenvolvimento infantil até os primeiros 36 meses de vida da criança, além dos elementos e cuidados a serem observados e adotados em cada momento. São autoras da publicação, a terapeuta ocupacional e docente aposentada do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM, Heloísa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo, e a terapeuta ocupacional fundadora e coordenadora da Equipe Interdisciplinar @prematurosbr, Teresa Cristina Brito Ruas.

O livro tem também como coautoras, a fonoaudióloga do Cepre da FCM, Priscila Mara Ventura Amorim Silva; e as terapeutas ocupacionais Ana Luíza Andreotti, proprietária da Integrasense; Giovana Martini, sócia-fundadora da Clínica Integra; e Luana Kelly Mendonça Faria, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) – Central de São Paulo. As ilustrações são de Isis Vieira Barbosa.

“Como são muitas as dúvidas relacionadas ao desenvolvimento infantil, o livro tem caráter prático. Nele, destacamos a importância do brincar nos primeiros anos de vida e trazemos sugestões de brincadeiras adequadas a cada faixa etária”, comenta Heloísa Gagliardo.

Dentre as fases mais importantes do desenvolvimento infantil a fonoaudióloga do Cepre, Priscila Amorim Silva, destaca na publicação os três primeiros anos de vida. É nesse período, afirma a pesquisadora, que as primeiras experiências do bebê – com o seu próprio corpo e as pessoas próximas a ela – propiciam a imersão na linguagem e no fluxo da língua.

“É importante que os pais fiquem atentos às reações da criança, em seus movimentos corporais e tentativas de emitir sons (balbucio), bem como a atenção e comportamento desta em relação aos sons dos objetos e do ambiente e, em especial, à fala dos pais”, comenta Priscila.

O livro está disponível para venda no site da Editora Filo Czar.  Mais informações também podem ser obtidas através dos telefones + 55 (11) 99133-2181 ou + 55 (11) 96781-9707 (WhatsApp).



Notícias mais recentes



Cirurgia para epilepsia é tema de curso ministrado em Congresso Brasileiro de Neurologia por equipe da Unicamp

Save the date: Winter Schools 2025


Exposição "Partes de um todo", do Ateliê Vivenciando a Arte


Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM