Conexão Lab promove integração entre servidores de laboratórios e administrativos na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de outubro de 2024

Compartilhar:

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, em setembro, o evento Conexão Lab: integração, inovação e transformação. Foram quatro encontros, realizados no Salão Nobre e no Auditório Paulistão, com o objetivo de agregar funcionários de laboratório e administrativos, compartilhando conhecimentos e proporcionando trocas entre as áreas.

Em palestras, mesas-redondas e dinâmicas, profissionais da Unicamp, entre servidores e docentes, falaram e ouviram sobre temas como relacionamento humano, saúde mental do trabalhador e comunicação não-violenta. Somando as participações, foram 174 comparecimentos nos encontros. O Conexão Lab foi organizado por comissão composta por seis funcionários de laboratórios e administrativos. 

Moisés Mobilon, técnico em administração, afirma que a motivação inicial para o evento foi a percepção da necessidade de uma maior colaboração entre os diferentes profissionais da FCM. “Observou-se, por exemplo, que apesar da existência de diversos laboratórios com trabalhos de excelência, a comunicação e a troca de conhecimentos entre eles eram limitadas”.

Público acompanha palestra do professor Jamiro Wanderley no primeiro dia de atividades. Foto: Karen Moraes/ARPI

Para o coordenador da Comissão de Pesquisa da FCM, Andrei Sposito, o verdadeiro patrimônio da universidade reside, justamente, nos recursos humanos. Nesse cenário, ele lançou o desafio de pensar em como é possível unir todos os talentos dos diferentes institutos e faculdades da Unicamp, de forma a construir uma universidade mais forte e capacitada, capaz de atender às demandas sociais.

“Eventos como o Conexão Lab contribuem significativamente para o fortalecimento do ambiente de trabalho e a integração entre as equipes de diversas maneiras, entre elas: criação de um senso de comunidade, aumento da visibilidade dos trabalhos, desenvolvimento profissional e melhora da comunicação entre os funcionários”, acrescenta Moisés.

É o que relata Nilza Batista, técnica de laboratório. “A minha experiência nos encontros foi maravilhosa porque pude rever amigos e colegas. Como trabalho no Núcleo de Medicina, é mais difícil a gente se encontrar. Foram interessantes, inclusive, os temas propostos e o lugar que tivemos para nos expressar. É um espaço que tem que ser ocupado por nós. Isso vai agregar ao meu trabalho várias coisas, dentre as quais a certeza de que podemos contar com outros colegas de laboratório, mesmo que trabalhem em funções muito diferentes”.

Dinâmica do barbante: funcionários puderam contar um pouco de suas histórias de vida. Foto: Comissão Conexão Lab

Para o técnico em administração Caio Mota, a experiência foi enriquecedora do ponto de vista da escolha dos temas - como comunicação não-violenta e relacionamento humano - e sua aplicação no trabalho. “As palestras se conectaram bem com o momento que estamos vivendo, marcado por muita pressão e escassez de colaboração. Um dos momentos de maior aprendizado foi a dinâmica do barbante, quando tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada colega e suas histórias. No contexto do meu trabalho, foi muito valioso refletir sobre a vida, liderança e, principalmente, empatia”.

Se por um lado a experiência foi um desafio para a comissão organizadora, por outro foi gratificante receber o retorno positivo do público. “De forma geral, os participantes destacaram a importância do evento para a integração da comunidade da FCM, a qualidade das palestras e a oportunidade de conhecer novos projetos e pessoas. Os palestrantes também avaliaram positivamente o evento, destacando a organização e o interesse do público”, finaliza Moisés.

O Conexão Lab foi o projeto da FCM contemplado pelo edital do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS) de 2024.  A comissão organizadora é formada pelos servidores: Fernanda Sanches, Gilberto Franchi Júnior, Luciana Bonadia, Moisés Mobilon, Sandra Brambilla e Viviane Fais.

Comissão organizadora: Sandra Brambilla, Gilberto Franchi Júnior, Viviane Fais, Moisés Mobilon, Fernanda Sanches e Luciana Bonadia. Foto: Comissão Conexão Lab


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM