Coletivo Quilombo Ubuntu, presente! A sala de aula deve ser um reflexo da população brasileira
Publicado por: Camila Delmondes
19 de novembro de 2021

Compartilhar:

“Se a sociedade brasileira é constituída por entre 53%-57% de cidadãos negros, então a sala de aula deve refletir essa característica e as cotas raciais adotadas pela Unicamp é uma alternativa que contribui com essa pauta”, comentou o estudante do 2º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Weslley Batalha Silva, membro do Coletivo Quilombo Ubuntu, em relação à diversidade racial no âmbito universitário, no contexto das celebrações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Criado em 2020, um ano após a adoção das cotas raciais na Unicamp, o Coletivo Quilombo Ubuntu atua na discussão e defesa de pautas dos estudantes negros do curso de Medicina da FCM, a partir de reuniões formativas e de ações de acolhimento e engajamento. “É muito importante que alunes negros conquistem cada vez mais espaço na universidade, sobretudo em cursos culturalmente mais elitizados e reservados a uma minoria privilegiada”, pontuou o estudante.

Na percepção de Weslley, após a adoção das cotas raciais na Unicamp já é possível observar um avanço da diversidade também no curso de Medicina. “Hoje, percebo muito mais alunes negros (pretos e pardos) nas três últimas turmas da Medicina, que nas turmas anteriores, que ainda não adotavam as cotas”.

Para o discente da FCM, membro do Coletivo Quilombo Ubuntu, o Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para que as pessoas façam a devida reflexão sobre a escravidão dos negros no Brasil. “A segregação sofrida pelo povo negro, desde os períodos Colonial e Império, vem se arrastando ao longo dos séculos, chegando até a República, obrigando a população negra, desassistida pelo Estado, a lidar com toda sorte de violência, inclusive do ponto de vista educacional, dificultando os negros a frequentarem boas escolas e universidades ou mesmo forçando-os à evasão”, comentou o estudante.



Notícias mais recentes



OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM