Classificada em 6° lugar na XLVI Pré-Intermed, Atlética de Medicina já inicia preparativos para a disputa em 2023
Publicado por: Camila Delmondes
21 de abril de 2022

Compartilhar:

Bateria universitária “Batucogu”.

Correspondente AAAAL: Carlos Dibbern

Na última semana, mais de duzentos atletas, torcedores e ritmistas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estiveram reunidos na XLVI Pré-Intermed. A competição esportiva, organizada pela Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo (LEAMESP) com o objetivo de pleitear uma vaga na Intermed, teve sua quadragésima sexta edição sediada em São Carlos. Toda a logística do evento, por parte dos alunos da Unicamp, foi organizada pela Associação Atlética Acadêmica “Adolfo Lutz” (AAAAL), através de sua Diretoria, Conselho e diretores de modalidade (DMs). 

Classificada na sexta posição da pré-seletiva, foi por muito pouco que a Atlética de Medicina da Unicamp não conseguiu ascender à edição 2022 da Intermed. Mas, o resultado não diminuiu a garra e a vontade da equipe de subir para a competição no próximo ano. O fato de chegarmos tão perto, mostra que somos capazes. Não podemos desistir. Treinaremos mais e ficaremos mais fortes para o ano seguinte. Continuaremos com a dedicação necessária para reconquistar nosso lugar de direito. A Pré 2023 já começou”, disse o presidente da AAAAL, Pedro Junqueira Fleury Silva, aluno da 58ª Turma de Medicina, atualmente cursando o 3º ano.

O presidente da AAAAL ainda teceu agradecimentos aos sextoanistas do curso médico. “Aos atletas, ex-diretores e membros do Conselho da T55. Nossos resultados só existiram por conta de vocês.  Mesmo fora de quadra, temos a certeza de que vocês estarão sempre presentes”, destacou.

Dentre os times e modalidades esportivas da AAAAL que se destacaram no Pré-Intermed, o atletismo feminino conquistou o primeiro lugar dentre todas as outras faculdades, recebendo troféu e várias medalhas às atletas que se destacaram em suas respectivas modalidades dentro do esporte. Por sua vez, o xadrez, o basquetebol, o handebol e o futsal femininos (este último conhecido como “Rachão”), chegaram à final, obtendo a medalha de prata. Ademais, o handebol masculino ocupou o quarto lugar, o judô masculino o quinto lugar, e o basquetebol e voleibol masculinos, a sexta colocação.

Classificação final: ao todo, 11 faculdades participaram da XLVI Pré-Intermed. A universidade de Santo Amaro foi a grande campeã.

XLVI Pré-Intermed: anamnese

Os oito dias da XLVI Pré-Intermed foram embalados pelos gritos da torcida composta por alunos e ex-alunos da “Medicina Unicamp” e pelo som da bateria universitária “Batucogu”, presente em quase todos os jogos coletivos. Na ocasião, os atletas da Atlética de Medicina tiveram a oportunidade de colocar em prática a dedicação reunida no decorrer dos treinos semanais que ocorreram nos últimos meses.

No decorrer do evento, o descanso, para os atletas, cabia à “casa do atleta”, que lhes oferecia as condições para que estivessem bem preparados para os jogos. Para quem não fosse competir, o espaço de descanso, integração e lazer era o alojamento, do qual os torcedores partiam, na maioria dos dias, logo pela manhã, e ao qual retornavam efetivamente só à noite, após um longo dia de torcida.

Cada time também teve a oportunidade, em seus últimos jogos, de homenagear os sextoanistas, que ao longo da graduação, se dedicaram aos seus respectivos esportes e contribuíram para manter o engajamento dos times nos treinos e competições. Tais cerimônias, conhecidas como “entrega das faixas”, ocorreram, na maior parte das vezes, dentro do próprio espaço de execução dos jogos. 

O cotidiano da competição, além de permitir o contato de alunos com ex-alunos e de garantir o incentivo ao esporte universitário, viabilizou o contato entre os estudantes de 11 instituições de ensino médico do estado de São Paulo. Seja nas feiras no entorno dos ginásios, seja no trabalho das comissões organizadoras – que objetivam garantir a plena execução dos jogos e são compostas por membros das várias instituições participantes – a integração com as outras atléticas alimentou o espírito esportivo da competição.

Acima, atletas e ex-atletas do Atletismo Feminino, campeão da Pré-Intermed.Abaixo, atletas, ex-atletas e técnico do Handebol Feminino na semifinal da competição
Acima, atletas, ex-atletas e técnico do Futsal Feminino (“Rachão”) após seu último jogo (16 de abril). Abaixo, atletas, ex-atletas e técnico do Basquetebol Feminino após o último jogo, na final da competição.
Enxadristas da faculdade e suas medalhas de prata

 



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM