Compartilhar:
Na manhã da última sexta-feira (23), no prédio do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (CEPRE), ocorreu reunião da Comissão de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na ocasião, a professora Maria Francisca Colella dos Santos, que assumiu em agosto a gestão da Comissão, prestou homenagem, juntamente com colegas, à professora Christiane Marques do Couto e à Comissão de Ensino pela atuação na gestão de 2018 a 2022.
“Na gestão do professor Zeferino fui testemunha do empenho da Chris na graduação e durante a pandemia, se voltava ou não às aulas, quais eram as condições, as demandas da Fonoaudiologia; sempre com muito rigor. O coração da Faculdade é a graduação, por isso a Comissão é muito estratégica. Agradeço à Chris por toda dedicação, em nome da FCM. Sou testemunha do quanto você trabalhou”, afirmou o diretor da FCM, Claudio Coy.
Maria Francisca Colella também agradeceu e parabenizou a gestão anterior. “A gente reconhece a sua atuação dedicada e competente no curso de Fonoaudiologia. Quero destacar também o seu bom senso, determinação, objetividade e rigor às normas institucionais utilizados na condução do curso ao longo dos últimos anos, especialmente durante a pandemia, em que você transmitia tranquilidade nas decisões. Outro destaque importante foi a condução junto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de nossa reforma curricular, que foi aprovada em março de 2022.
A aluna Audria Almeida rendeu suas homenagens à professora em nome dos discentes. “Tenho afeto e admiração muito grande pela professora Chris desde o primeiro ano de graduação. Em nome de todos os alunos entregamos essa lembrança, que mostra o quanto você foi importante nesse contexto pandêmico que a gente tem vivido. Na gestão da coordenação você trouxe tranquilidade, clareza e simplicidade para administrar todos os desafios. Todas as turmas têm um carinho enorme pela professora”, disse a aluna, entregando caixa com recados carinhosos deixados pelos colegas.
Christiane recebeu com gratidão as falas dos colegas. “Agradeço esse olhar voltado para mim. Hoje é uma despedida simbólica de uma gestão que foi muito intensa. Muitas coisas conseguiram ser realizadas de acordo com a política universitária, com ajuda do trabalho dos discentes, docentes e funcionários em prol do curso de Fonoaudiologia”, disse.
A professora destacou dois pontos no período: a inclusão do aluno Pedro Henrique Silva Carvalho, com deficiência visual; e a pandemia. “Todos acolheram, de fato, esse aluno. A adoção de práticas pedagógicas conseguiriam qualificar permanência e formação adequada para seu exercício profissional. Em 2019, no período de integralização do curso, ele foi o segundo melhor aluno da turma”, recordou.
A docente acrescentou: “A pandemia causou impacto profundo na área da saúde. Tivemos que trabalhar com adequação de conteúdos, adaptação de metodologias, reflexões sobre o atendimento e a volta da prática presencial. Isso tomou muito tempo e energia de todos”. Por fim, Christiane agradeceu as Comissões de Ensino (representação discente e docente). “Eu amo o ensino e trabalhar para que ele seja qualificado em nosso país faz com que cada momento desses esforços tenha valido”, declarou. Em seguida, saudou Maria Francisca pela gestão da Comissão.