Capacitação do Programa Mais Médicos aborda Diabetes Mellitus
Publicado por: Camila Delmondes
19 de setembro de 2016

Compartilhar:

Na última quinta-feira (15), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi sede de mais um Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos da Região de Campinas, com a participação de cerca de 40 profissionais de saúde. O evento teve como tema “Atualizações em abordagem ao tratamento de Diabetes Mellitus na Atenção Básica: das recomendações e evidências científicas ao desafio da prática”.

A discussão foi conduzida pelos médicos endocrinologistas Mário José Abdalla Saad e Maria Cândida Ribeiro Parisi, respectivamente, docente e médica-assistente do Departamento de Clínica Médica da FCM. E teve como foco, oferecer dicas sobre como ajustar o tratamento da diabetes à rotina do paciente.

De acordo a coordenadora da Comissão de pós-graduação da FCM, Rosana Teresa Onocko-Campos, o evento realizado na FCM integra uma série de capacitações regulares do “Mais Médicos”. Os temas dos encontros são construídos pelos supervisores do Programa, a partir das dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no dia a dia das Unidades Básicas de Saúde.

Falta de condições financeiras, descaso familiar e dificuldades de acesso à medicação são fatores que podem impactar o tratamento da diabetes, mas não são os únicos. “Muitas vezes, os pacientes deixam de tomar a medicação por medo de engordar, ou de aumentar o risco cardiovascular”, disse Mario Saad.

 “Às vezes, nos perguntamos o quanto conseguimos olhar para a realidade social dos pacientes. Nem sempre é possível às equipes de saúde, e até mesmo ao próprio paciente, olhar para todas as questões que interferem no tratamento das diversas doenças. Essa é a discussão que fazemos, de entender essas questões e propor alternativas”, acrescentou Rosana.

“A realidade da rede de saúde não permite acompanhar o meu paciente com a regularidade necessária, como posso melhorar isso?”, perguntou um dos participantes. Esses e outros questionamentos estiveram no centro das discussões do encontro e, para cada dúvida, foram apresentadas opções de terapêutica que considerassem diferentes cenários.

“É por isso que o nosso trabalho é feito em equipe. Se a realidade não permite ao paciente agendar consultas mais frequentes com o médico, o acompanhamento do tratamento poderá ser feito por uma enfermeira, por exemplo”, disse Rosana, em relação a uma das dúvidas apresentadas na discussão.

Saiba mais
Desde maio de 2015, a FCM Unicamp – ao lado da PUC-Campinas – é instituição supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A instituição é responsável pela tutoria e supervisão acadêmica dos médicos, brasileiros e estrangeiros, que atuam no projeto em diversas regiões do estado. Leia mais: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/noticias/2015/unicamp-assume-tutoria-do-programa-mais-medicos-no-estado-de-sao-paulo



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM