Campinas é sede do I Seminário de Saúde Auditiva: tecendo redes, desfazendo nós
Publicado por: Camila Delmondes
03 de outubro de 2022

Compartilhar:

Mesa de abertura do  I Seminário de Saúde Auditiva de Campinas: tecendo redes, desfazendo nós/Foto: divulgação

Aconteceu no dia 23 de setembro, em Campinas, o I Seminário de Saúde Auditiva: tecendo redes, desfazendo nós. Realizado por docentes, pesquisadores e profissionais da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) – com apoio da Fapesp e Prefeitura de Campinas – o evento reuniu gestores, profissionais de saúde e usuários da rede SUS e rede conveniada.

Membro da Comissão Organizadora do evento, também representando um grupo de pesquisadores que desenvolve a pesquisa “Análise de um Centro de Reabilitação Auditiva: os usuários, trabalhadores e gestores como guias”, a docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM, Núbia Vianna, falou sobre o contexto de realização do evento, que nasceu de uma inquietação da própria pesquisadora com o tema.

“Algumas reflexões foram desencadeadas a partir da nossa inserção no Observatório de Políticas Públicas Microvetorial em Saúde e Educação em Saúde. Tal coletivo envolve uma ampla rede de pesquisadores e instituições de ensino, sob a coordenação do professor Emerson Elias Merhy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – que em 2019 começou a desenvolver uma pesquisa que se propunha a analisar o processo de implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência nas cinco regiões do país. Como parte desse grupo, propus um braço dessa pesquisa aqui em Campinas, daí o desafio e a necessidade de envolver outros atores sociais, entre os quais, a Prefeitura de Campinas”, contou a docente da FCM, que na atualidade coordena na cidade um grupo de 13 pessoas entre professores, trabalhadores, e estudantes da Unicamp e PUC-Campinas.

Carlos Sauer do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, representando Secretário de Saúde do município, Lair Zambon, parabenizou a iniciativa encabeçada pela docente da FCM, de fomentar a aproximação de diversos profissionais, entidades e iniciativas visando à resolução de questões relacionadas à saúde auditiva da população.

O I Seminário de Saúde Auditiva de Campinas: tecendo redes, desfazendo nós contou com, aproximandamente, 120 participantes entre profissionais de saúde e usuários da rede SUS e rede conveniada/Foto: divulgação

“Como gestor público, consigo vislumbrar a possibilidade da plena aplicação da Lei 8080, que garante o acesso de todos os brasileiros à Saúde. E não apenas desta, como também da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) e, finalmente, da Lei de 10.436, de 2002, que define a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão dos surdos”, parabenizou.

Também compuseram a mesa de abertura, a enfermeira Aline Braga, representando a diretora de Enfermagem do Hospital da PUC-Campinas, Ana Luiza Ferreira Meres;  o professor da PUC-Campinas, Mário Edvin Greters, representando o diretor do Centro de Ciência da Cida da PUC-Campinas, José Gonzaga Teixeira de Camargo; a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto da FCM, Maria Fernanda Bagarollo, na ocasião, também representando a chefe do DDHR da FCM, Adriana Laplane; e David Brandão Cecílio, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas.

O I Seminário de Saúde Auditiva de Campinas: tecendo redes, desfazendo nós contou com as palestras: A Saúde Auditiva na rede SUS Campinas, por Núbia Vianna; Saúde e Redes Vivas no Cuidado ao Usuário com Perda Auditiva, por Emerson Elias Merhy; e Desafios e Potencialidades de Ser Pessoa Surda, por João Pedro Acciari, artista surdo. Durante a programação, os participantes também foram divididos em Grupos de Trabalho para discussão de temas específicos.

A professora do DDHR da FCM, Núbia Vianna, ao lado de pesquisadoras da Unicamp e PUC-Campinas/Foto: Divulgação
A professora do DDHR da FCM, Núbia Vianna, ao lado de pesquisadoras da Unicamp, PUC-Campinas e autoridades da Prefeitura de Campinas/Foto: Divulgação


 



Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM