Calendário mundial da 'Voz' e da 'Conscientização do Ruído' tem programação intensa na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
11 de abril de 2017

Compartilhar:

No dia 16 de abril será comemorado o Dia Mundial da Voz e, no dia 26 de abril, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Pensando na relevância das datas, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por intermédio do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Centro de Pesquisas e Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (Cepre), organiza intensa programação de comemoração na semana de 24 a 27 de abril, com atividades no campus da Unicamp, em Campinas, e em diversos bairros da cidade.

Programação
(grade de horários de locais das ações)

24/04 e 28/04: Atividades na Unicamp: HC e Cepre, envolvendo alunos do terceiro e quarto anos de Fonoaudiologia. Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva. As ações envolvem o contato dos alunos envolvidos com os usuários, funcionários e docentes dos locais-alvo .  Os temas abordados são: funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, cuidados com a voz e  uso abusivo da voz (lazer ou uso ocupacional), cuidados em saúde vocal e sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Com relação a audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual , uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer, estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva (uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica).

25/04: Ações nos Centro de Saúde da rede SUS Campinas: CS São Marcos, Jardim Eulina, São Quirino e CEREST, envolvendo alunos do terceiro ano de Fonoaudiologia. Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população dos territórios visitados com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva. As ações envolvem o contato dos alunos envolvidos com os moradores e usuários da rede SUS, além de funcionários. Os temas abordados são : funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, cuidados com a voz e  uso abusivo da voz (lazer ou uso ocupacional), cuidados em saúde vocal e sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Com relação a audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual , uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer, estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva (uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica).  As ações são direcionadas a partir da demanda  e especificidades de  cada Centro de Saúde

26/04: Ações na Unicamp: Faculdade de Ciências Médicas (Legolândia, CECOM, Salas de Informática, bolsões de estacionamento). Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população/frequentadores do campus (alunos, funcionários, docentes, acompanhantes) com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva. As ações envolvem o contato dos alunos envolvidos com os usuários, funcionários e docentes dos locais-alvo .  Os temas abordados são : funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, cuidados com a voz e  uso abusivo da voz (lazer ou uso ocupacional), cuidados em saúde vocal e sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Com relação a audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual , uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer, estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva (uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica).

27/4: Ações no Território do Saúde São Marcos (Centro de Saúde, escolas, ONGs) e escolas do município de Campinas, envolvendo alunos de segundo e quarto anos de Fonoaudiologia. Nesse dia, em parceria com a Escola Estadual Dona Castorina Cavalheiro, serão realizadas duas atividades específicas voltadas a orientação e conscientização de professores e escolares com relação aos cuidados em saúde vocal e auditiva : palestra dialogada com os professores , direção e coordenação pedagógica a respeito do uso da voz como instrumento de trabalho do professor, cuidados a serem tomados na prevenção de alterações vocais específicas e sinais e sintomas a serem observados como necessidade de avaliação médica. Paralelamentea esta atividade, ocorrerá a intervenção em duas salas de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental , e  o foco dessa atividade será a orietanção.  conscientização  e informação aos escolares, de forma lúdica e interativa, sobre a audição : como funciona  o sistema auditivo humano, o que é uma vibração sonora , prejuízos causados pelo ruído e estratégias de prevenção das perdas auditivas induzidas pelo ruído e zumbido. Tais estratégias (proteger seus ouvidos, afastar-se da fonte sonora ou diminuir a intensidade do som) serão ensinadas a criança a partir de estratégias com o uso de diapasões, bexigas, figuras e maquetes.

Organização

Ana Carolina Constantini
Helenice Yemi Nakamura
Maria Isabel Amaral



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM