Caipirão, Encontro de Infectologia do Interior Paulista, é retomado na FCM em edição presencial
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
15 de agosto de 2023

Compartilhar:

Ocorreu em 11 de agosto, no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o Encontro de Infectologia do Interior Paulista, conhecido como Caipirão. O evento é promovido pelas disciplinas de Infectologia da FCM Unicamp, das Faculdades de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP-USP), Botucatu (FMB-Unesp), São José do Rio Preto (Famerp). Nesta edição, contou ainda com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o apoio da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI). 

O objetivo é estabelecer uma rede de pessoas interessadas nas questões atuais da especialidade e de se discutir casos clínicos nas temáticas: pesquisa e educação médica em Infectologia; inovações no diagnóstico e controle das doenças infecciosas; resistência antimicrobiana nas infecções comunitárias; estratégias no manejo da tuberculose, HIV/aids e hepatites pós-pandemia.

Luiz Claudio Martins, Lenice do Rosário, Rogerio de Jesus Pedro, Irineu Maia, Benedito Fonseca, Carlos Magno e Júlia Martinelli. Foto: Mário Moreira/CAAC

Mesa abertura

Na mesa de abertura, se apresentaram, pela FCM: Júlia Martinelli, residente em Infectologia, e os docentes Rogerio de Jesus Pedro e Luiz Claudio Martins, do Departamento de Clínica Médica. Também participaram os professores Benedito Fonseca, da FMRP-USP; Lenice do Rosário, da FMB-Unesp; e Irineu Maia, da Famerp. Além deles, estiveram presentes a acadêmica Roberta Moraes, da graduação em Medicina da UFSCar, representando as ligas acadêmicas de Infectologia; e Carlos Magno, presidente Sociedade Paulista de Infectologia.

Para Julia, que participou da primeira vez do Caipirão, se trata de “evento muito importante de construção conjunta e multiplicação do conhecimento entre as faculdades do interior paulista”. Roberta lembrou a possibilidade de troca entre as ligas universitárias. “Acho interessante a oportunidade de networking. A nossa liga existe desde 2009 e realiza atividades teóricas, extensão e pesquisa, como campanhas de testagem de HIV e sífilis dentro da universidade”.

Carlos Magno, presidente Sociedade Paulista de Infectologia, ministra primeira palestra do Caipirão. Foto: Mário Moreira/CAAC

O professor Rogerio de Jesus Pedro, da FCM, ressaltou o pioneirismo da iniciativa. “Essa ação das universidades estaduais paulistas deu certo e está sendo mantida com muita qualidade por todas instituições. A ideia dessa reunião é inclusiva. Começou com faculdades estaduais e deve se estender para todas as áreas onde a Infectologia é tema de ensino, pesquisa e extensão. É um prazer muito grande participar do Caipirão, que ajudamos a criar”.

“Um dos grandes acertos da Sociedade Paulista de Infectologia nos últimos anos foi incorporar o Caipirão na sua agenda, fazendo o apoio logístico para o encontro. Também percebo coisas que continuam parecidas com o primeiro Caipirão que estive presente, em 1996; muitas pessoas são as mesmas. Isso demonstra a força e coesão desse grupo, que, de fato foi muito importante para o início da SPI”, declarou Carlos Magno, presidente Sociedade Paulista de Infectologia. Por fim, ele lembrou a importância da retomada presencial do evento pós-pandemia, que facilita a interação humana. 

O evento prosseguiu ao longo do dia com palestras, mesas-redondas, visita e discussão de casos clínicos. A primeira palestra foi proferida por Carlos Magno sobre o caminho da pesquisa em Infectologia no interior do estado.



Notícias mais recentes



Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Save The Date: Semana da FCM


Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais

"É através da dedicação de cada um que conseguimos entregar os resultados que a sociedade espera de nós..."

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM