Boletim da FCM aborda o alcance da pós-graduação
Publicado por: Camila Delmondes
31 de janeiro de 2017

Compartilhar:

A nova edição do Boletim da FCM traz um panorama da pós-graduação na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A pós-graduação completa as funções da universidade de ensino de graduação e de extensão ao se articular com a pesquisa científica para formar novos pesquisadores. O ensino de pós-graduação deve, portanto, ser competente para contribuir ao desenvolvimento de novos pesquisadores. Os desafios para atingir essa finalidade são imensos. De acordo com Rosana Onocko-Campos, coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM da Unicamp, as questões devem ser dirigidas ao presente e ao futuro.

 “Como devemos ensinar hoje, para que nossos alunos se tornem pesquisadores criativos, inovadores compromissados com os problemas contemporâneos? Como contribuirmos para manter sempre acessa a chama da criatividade? Como estimular o comportamento ético e responsável, com os sujeitos e animais de pesquisa, com os colegas, com o sistema de divulgação de ciência e tecnologia?”, indaga Rosana.

Ainda segundo a coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM, não basta atingir os padrões de qualidade da Capes. O círculo virtuoso da melhora da qualidade dos programas pode produzir paradoxos em termos de relevância social e concorrência exagerada, em detrimento da solidariedade e das boas práticas de ensino e pesquisa. Pode também produzir muito mais do mesmo, tolhendo a inovação e a criatividade.

“A FCM, pela sua longa trajetória de qualidade, conta com instalações adequadas para pesquisa e ensino. Trabalhamos, desde 2014, para aumentar a inclusão de docentes e funcionários Paepes no sistema brasileiro de pós-graduação, por meio da criação de novos programas de mestrado profissional e estimulo à interdisciplinaridade. A faculdade implementará, em 2017, disciplinas transversais aos vários cursos. No quesito internacionalização, as páginas da pós-graduação já estão no idioma inglês, haverá estímulo à realização de cursos com a participação de docentes estrangeiros”, reforça Rosana no editorial que abre essa edição do Boletim da FCM.

A versão impressa do Boletim da FCM é enviada a professores da faculdade, autoridades da Unicamp, secretarias de Saúde da Região Metropolitana de Campinas, secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e associações médicas brasileiras, entre outras. Os exemplares impressos também estão disponíveis nas Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Residências Médica e Multiprofissional, Centro de Memória, Biblioteca da FCM, Diretoria e Relações Públicas da FCM.



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM