Biobancos e democratização da ciência reúne pesquisadores na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
19 de julho de 2017

Compartilhar:

Flavio D’Abramo, professor da Universidade Livre de Berlim, proferiu na sexta-feira (14), no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, um resumo da palestra “Grandes dados para pesquisa biomédica, um empreendimento democrático? O caso dos biobancos”, apresentada na quinta-feira (13) no auditório do Instituto de Geociências da Unicamp.

De acordo com o chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Fávio de Sá, os biobancos contém muito material genético humano estocados. Isso permite a realização de bilhões de testes que podem levar a descoberta de novos biomarcadores. “O que fazer com essas informações tornou-se um problemão”, disse Sá, que também é responsavél pela disciplina de bioética da FCM.

D’Abramo realizou a pesquisa em um hospital alemão com pacientes com câncer. O estudo concentrou-se nas opiniões dos pacientes sobre compartilhamento e proteção de dados e controle da pesquisa biomédica ao longo do tempo. Segundo o pesquisador, a análise do quetionário semi-estruturado e as entrevistas mostram a necessidade de envolver ativamente os pacientes na pesquisa.

“Os pacientes expressaram o medo de não desenvolver uma comunicação clara entre eles e o pessoal médico, de entender o idioma técnico utilizado nos documentos oficiais e o proposto pelo corpo clínico. Analisei, também, as noções utilizadas pelos cientistas e pessoal médico para conceituar o público sobre biobancos. Há, ainda, muitos desafios para se democratizar a pesquisa científica”, revelou D´Abramo.



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM