Atletas campeões mundiais de Luta de Braço são avaliados na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
28 de agosto de 2017

Compartilhar:

Os atletas brasileiros e campeões mundiais de Luta de Braço, Gabriela Vasconcelos, Tatiana Faria, Vitor Pos, Wagner Bortolatto e Rogério Moreira foram avaliados no dia 30 de agosto, às 10 horas, no Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento (Labcred) do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles seguem para Budapeste, na Hungria, onde disputam o Campeonato Mundial de Luta de Braço com mais de 1,2 mil atletas de 45 países.

Foram coletadas as medidas de composição corporal, entre elas, massa gorda, massa muscular, massa óssea e estimativa da densidade mineral óssea. Os atletas também fizeram teste de esforço manual com dinamômetro.

De acordo com Mauro Pascoa, pesquisador do Lacred e membro do Conselho da Federação Mundial de Luta de Braço, o objetivo da avaliação é estabelecer medidas de referência para a modalidade, inédito no país e na elite internacional deste esporte, além de comparar com outros países também avaliados no mesmo projeto.

“Hoje, temos um banco com 36 países participantes entre quatro anos de avaliações durante o Campeonato Mundial de Luta de Braço. Toda a logística de avaliações internacionais é conduzida pelo Grupo Minian de pesquisadores formados na Unicamp”, explica Pascoa.

Estiveram presentes no dia da avaliação Paulo Sabione, membro do Conselho Nacional de Atletas e presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço; Anderson Marques, diretor de Esportes de Rendimento de Campinas e Mauro Pascoa, pesquisador do Lacred e membro do Conselho da Federação Mundial de Luta de Braço, além de pesquisadores do grupo Minian.

A expectativa de Paulo Sabione é que a equipe ganhe entre três e quatro medalhas. "O time é bem enxuto, devido a crise. Se chegarmos a cinco medalhas, seráum ótimo resultado", disse.



Notícias mais recentes



Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Save The Date: Semana da FCM


Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais

"É através da dedicação de cada um que conseguimos entregar os resultados que a sociedade espera de nós..."

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM