Até sexta (12), exposição na FCM comemora 25 anos da Liga do Trauma da Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
08 de maio de 2017

Compartilhar:

Criada em 1992 por iniciativa do professor Mario Mantovani, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e com o objetivo de estimular a aquisição de conhecimento extracurricular, a Liga do Trauma da Unicamp (LTU) comemora 25 anos de trajetória com exposição histórica. A exibição acontece até a próxima sexta-feira (12), no Espaço das Artes da FCM. Entrada gratuita.

Na ocasião da abertura da exposição, realizada na última quarta-feira (3), o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, ressaltou a preocupação da Disciplina de Cirurgia do Trauma e do Departamento de Cirurgia da FCM de produzir conhecimento relacionado à prática assistencial. “A fundação da Liga do Trauma da Unicamp é um exemplo desse alcance da FCM em organizar o conhecimento produzido para que ele pudesse ser transferido”, disse Teixeira.

Para o atual vice-presidente da LTU e presidente do Comitê Brasileiro de Ligas do Trauma, Daniel Zaidanm, esse é um papel que a Liga do Trauma da Unicamp cumpre com maestria. “Ao mesmo tempo em que somos supervisionados pelos professores, também temos a oportunidade e a responsabilidade de poder conscientizar a população em geral sobre a prevenção em trauma”, disse.

Responsável pela exposição, o médico cirurgião Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma e do Internato Médico da FCM falou sobre o ineditismo de criação da LTU, em 1992, “a primeira do Brasil nessa área e a primeira liga acadêmica da Unicamp”; e o porquê da realização da exposição durante o mês de maio.

“Nesse mês, comemoramos o Maio Amarelo, um evento de prevenção aos acidentes no trânsito, criado no Brasil há quatro anos e que já engloba mais de 25 países. A nossa Liga realiza os programas P.A.R.T.Y e Salvando Vidas, com a conscientização sobre os perigos do álcool combinado à direção, e o treinamento de primeiros socorros. Também teremos de 18 a 20 de maio, em Campinas, a realização do Intergastro & Trauma (IG&T 2017) em conjunto com o XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) e IV Congresso da Sociedade Mundial de Cirurgia de Emergência (WSES), com mais de mil participantes”, explicou Fraga.

A cerimônia de abertura da exposição 25 Anos da LTU também contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, José Mauro Rodrigues; do chefe do Departamento de Cirurgia da FCM, Cláudio Coy; do coordenador da Comissão de Residência Médica da FCM, Ricardo Mendes Pereira; e dos médicos assistentes da Disciplina de Cirurgia do Trauma, Mario Eduardo de Faria Mantovani e Thiago Rodrigues Araújo Calderan.

Para comemorar os 25 nos da Liga do Trauma, no dia 19 de maio, às 20h30, no Tênis Clube de Campinas, acontece a Festa de 25 Anos da Liga do Trauma da Unicamp, para todos os ligantes, ex-ligantes, alunos, professores e funcionários. 

Saiba mais
As Ligas Acadêmicas são constituídas por grupos de estudantes de diferentes anos da graduação médica. Os ligantes, como são chamados os integrantes de qualquer Liga, aprofundam o conhecimento teórico e prático sob a supervisão de profissionais da área, com foco na educação, pesquisa e extensão.

Na FCM, a Liga do Trauma participa do Workshop de Medicina da Unicamp e do Unicamp de Portas Abertas (UPA), apresentando para alunos de Ensino Médio em fase de escolha de carreira e para a população em geral sua atuação, e orientando os mesmos sobre meios de prevenção de trauma e medidas de primeiros socorros.

As atividades da Liga, entretanto, extrapolam os limites da faculdade e levam os ligantes a participarem de eventos relacionados à capacitação e prevenção de traumas em outros locais, como ocorre no Programa Salvando Vidas – promovido pela Liga – e em cursos de ATLS® na cidade de Campinas.

Leia também
Liga do Trauma da Unicamp estimula formação de cirurgiões gerais



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM