Após 25 anos, XXV Turma de Medicina se reencontra na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
07 de agosto de 2017

Compartilhar:

Alunos da XXV Turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp reuniram-se na manhã de sexta-feira (4) para comemorar 25 anos. Os formandos de 1992 se encontraram em frente ao Centro de Memória da FCM e visitaram a exposição “25 anos da XV”, com material doado pelos ex-alunos Ana Cristina Holanda de Freitas, Gustavo Fraga e Paulo Henrique Alziri. Em seguida, às 11 horas, dirigiram-se à Congregação da FCM onde puderam falar um pouco sobre o que aconteceu com cada um após tornarem-se médicos.

“Na minha época não existia esse prédio. Nossas aulas eram no Instituto de Biologia. Aqui era tudo mato. Faz muito tempo que não venho à faculdade. É uma emoção estar aqui novamente”, disse Luciano de Carvalho, médico pneumologista que atua em Atibaia, SP.

“Uma das tradições deixadas por nossa turma e que vigora até hoje é a chopada que os alunos do sexto ano oferecem aos demais alunos do curso de Medicina. Esse encontro de turma, aqui na FCM, é outra tradição que queremos deixar”, revelou Gustavo Fraga, responsável pela disciplina do Trauma e coordenador do Internado Médico da FCM.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que essa iniciativa de reencontro de turmas é importante para resgatar a força e a memória da instituição. “Temos orgulho das pessoas que saíram daqui e espalharam-se pelo Brasil e pelo mundo e levaram consigo tudo aquilo que aprenderam aqui”, disse Toro.

Um dos exemplos foi o do cirurgião Rui Carlos Scavanini Júnior. O Centro Cirurgico Geral do Hospital Estadual de Sumaré (HES) passou a levar o nome do ex-aluno da XXV Turma de Medicina falecido em 2010. (Veja a matéria). Rui Carlos A. Scanavini e esposa, pais de Rui, os netos Arthur e Hugo e a nora Adriana, também da XXV Turma de Medicina, participaram do encontro na FCM.

Durante o encontro, os alunos da XXV Turma de Medicina da FCM prestaram homenagens a professores, médicos-residentes e funcionários da época. Os professores homenageados foram: John Cook Lane, patrono da 25ª Turma; Angélica M. Braga; Anibal Basile Filho; Fortunato A. Badan Palhares; Gustavo Antonio de Souza; José Roberto E. Gabiatti; Luiz Roberto Lopes e Marcos Antonio Tambascia.

Os ex-médicos residentes da época homenageados foram: Andrea Angeli Kalaf, Antonio Cyrilo Mangilli, Murilo de Figueiredo Ebert e Paulo Eduardo N. F. Velho, atual coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM. Também foram homenageados o diretor da FCM de 1992, Luis Alberto Magna e a coordenadora da graduação em Medicina do mesmo período, Glória Maria B. Potério.

A reunião terminou no memorial da FCM, em frente à placa da XXV Turma de Medicina na qual consta os nomes de todos os formandos.  Houve ainda a apresentação da bateria da Medicina, a Batucogu, embaixo da mangueira em frente às salas de aula que, em 1992, ainda não existiam.

Em 2017, FCM forma a 50ª Turma de Medicina

No dia 17 de novembro, às 18 horas, no Teatro da Paulínia, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp forma a 50ª Turma de Medicina. A colação de grau oficial, organizada pela diretoria da FCM, contará com representantes de todas as turmas de medicina formadas pela Unicamp.

“Há mais de 50 anos a FCM da Unicamp vem formando bons médicos. Alguns já foram secretários e até ministros da Saúde e outros brilhantes pesquisadores. É um orgulho para a instituição contribuir para o desenvolvimento da saúde do país”, disse Toro.



Notícias mais recentes



Reunião DTG: Obesidade - A epidemia do milênio


Webinar gratuito "Advances in Mouse Phenotyping and Glial-Immune Mediated Neuroinflammation”


Semana FCM: 4 de abril

Semana FCM: 3 de abril

Semana FCM: 2 de abril

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM