Após 25 anos, XXV Turma de Medicina se reencontra na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
07 de agosto de 2017

Compartilhar:

Alunos da XXV Turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp reuniram-se na manhã de sexta-feira (4) para comemorar 25 anos. Os formandos de 1992 se encontraram em frente ao Centro de Memória da FCM e visitaram a exposição “25 anos da XV”, com material doado pelos ex-alunos Ana Cristina Holanda de Freitas, Gustavo Fraga e Paulo Henrique Alziri. Em seguida, às 11 horas, dirigiram-se à Congregação da FCM onde puderam falar um pouco sobre o que aconteceu com cada um após tornarem-se médicos.

“Na minha época não existia esse prédio. Nossas aulas eram no Instituto de Biologia. Aqui era tudo mato. Faz muito tempo que não venho à faculdade. É uma emoção estar aqui novamente”, disse Luciano de Carvalho, médico pneumologista que atua em Atibaia, SP.

“Uma das tradições deixadas por nossa turma e que vigora até hoje é a chopada que os alunos do sexto ano oferecem aos demais alunos do curso de Medicina. Esse encontro de turma, aqui na FCM, é outra tradição que queremos deixar”, revelou Gustavo Fraga, responsável pela disciplina do Trauma e coordenador do Internado Médico da FCM.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que essa iniciativa de reencontro de turmas é importante para resgatar a força e a memória da instituição. “Temos orgulho das pessoas que saíram daqui e espalharam-se pelo Brasil e pelo mundo e levaram consigo tudo aquilo que aprenderam aqui”, disse Toro.

Um dos exemplos foi o do cirurgião Rui Carlos Scavanini Júnior. O Centro Cirurgico Geral do Hospital Estadual de Sumaré (HES) passou a levar o nome do ex-aluno da XXV Turma de Medicina falecido em 2010. (Veja a matéria). Rui Carlos A. Scanavini e esposa, pais de Rui, os netos Arthur e Hugo e a nora Adriana, também da XXV Turma de Medicina, participaram do encontro na FCM.

Durante o encontro, os alunos da XXV Turma de Medicina da FCM prestaram homenagens a professores, médicos-residentes e funcionários da época. Os professores homenageados foram: John Cook Lane, patrono da 25ª Turma; Angélica M. Braga; Anibal Basile Filho; Fortunato A. Badan Palhares; Gustavo Antonio de Souza; José Roberto E. Gabiatti; Luiz Roberto Lopes e Marcos Antonio Tambascia.

Os ex-médicos residentes da época homenageados foram: Andrea Angeli Kalaf, Antonio Cyrilo Mangilli, Murilo de Figueiredo Ebert e Paulo Eduardo N. F. Velho, atual coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM. Também foram homenageados o diretor da FCM de 1992, Luis Alberto Magna e a coordenadora da graduação em Medicina do mesmo período, Glória Maria B. Potério.

A reunião terminou no memorial da FCM, em frente à placa da XXV Turma de Medicina na qual consta os nomes de todos os formandos.  Houve ainda a apresentação da bateria da Medicina, a Batucogu, embaixo da mangueira em frente às salas de aula que, em 1992, ainda não existiam.

Em 2017, FCM forma a 50ª Turma de Medicina

No dia 17 de novembro, às 18 horas, no Teatro da Paulínia, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp forma a 50ª Turma de Medicina. A colação de grau oficial, organizada pela diretoria da FCM, contará com representantes de todas as turmas de medicina formadas pela Unicamp.

“Há mais de 50 anos a FCM da Unicamp vem formando bons médicos. Alguns já foram secretários e até ministros da Saúde e outros brilhantes pesquisadores. É um orgulho para a instituição contribuir para o desenvolvimento da saúde do país”, disse Toro.



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM