ANAMT participa do Plano de Proteção à Gestante e Lactante na Câmara
Publicado por: Camila Delmondes
05 de julho de 2019

Compartilhar:

A presidente da ANAMT e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Marcia Bandini, representou a entidade no lançamento do Plano de Proteção à Gestante e Lactante no Poder Legislativo, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (03). A ação foi originalmente criada a partir de uma parceria do Ministério Público do Trabalho e do Conselho Nacional do Ministério Público com diversas instituições e entidades como o Conselho Federal de Medicina, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o Fórum Sindical Saúde do Trabalhador, a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia e o Ministério da Saúde.

Entre as propostas previstas estão a melhoria das condições de trabalho das gestantes e lactantes; a concessão de selo e cadastramento de empresas que possuam salas de apoio à amamentação; propor a revisão do tempo de licença paternidade; e a revisão da contagem do tempo de licença maternidade/paternidade em casos de bebês prematuros. O lançamento do programa na esfera legislativa trabalha para criar uma aproximação com deputados e senadores para o avanço de pautas.

“Saúde não se vende, saúde não se compra. O ideal é que nenhum trabalhador deveria trabalhar em condição insalubre. Mas, enquanto isso não acontece, é nosso dever proteger os mais vulneráveis – e é aí que se incluem as gestantes e lactantes”, afirmou Marcia Bandini, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. “A gente não quer que a gestante ou lactante deixe de trabalhar, e sim lhe dar melhores condições de trabalho para que este afastamento não seja necessário”.



Associação Nacional de Medicina do Trabalho


Notícias mais recentes



(Divulgação) Extecamp promove curso Crise climática e inovação – inscrições até 30/04

(Divulgação) HC recebe a primeira turma de Residência em Fisioterapia Hospitalar

Reunião DTG: Debate de candidatos à chefia do DTG


Docente da FCM, Luís Fernando Tófoli será homenageado em sessão de relançamento da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal


CMU organiza exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas” na FCM


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM