Alunos e professores da FCM avaliam o curso de Medicina
Publicado por: Camila Delmondes
08 de novembro de 2017

Compartilhar:

Em 2017, alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, em dois momentos, de atividades de avaliação do curso de Medicina, conforme os procedimentos recomendados pela Pró-Reitoria da Graduação da Universidade. O primeiro aconteceu durante o mês de maio, quando os docentes estiveram reunidos em evento de capacitação e os estudantes debateram sobre o curso.

“O segundo momento aconteceu agora no mês de outubro, quando os alunos apontaram os pontos fortes e fracos do curso e teceram algumas recomendações, e os docentes discutiram no evento “Café com Educação”, os métodos avaliativos pelos quais os nossos alunos estão submetidos, como o Teste de Progresso, por exemplo” – acrescenta o coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM, Paulo Velho.

Ainda de acordo com Paulo Velho, as discussões foram tão positivas e enriquecedoras para as atividades de ensino da FCM, que passarão a acontecer periodicamente. “Os resultados dessas avaliações serão oportunamente publicizados para toda a comunidade docente e discente”, acrescentou.

“A avaliação é um dia em que os estudantes têm a oportunidade de discutir o currículo e a estrutura do curso, institucionalmente, bem como, levantar problemas e sugerir melhorias”, comenta a estudante Valeria Hiromi Arashiro Ota, do 2º ano de Medicina – e que explica também que a participação ativa dos estudantes nessas discussões é uma conquista reivindicada pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz, em 2016.

O evento organizado pelos estudantes no dia 9 de outubro contou, no período da manhã, com palestras de discentes da Faculdade de Medicina da Unesp, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, da USP e Famema, que apresentaram pontos fortes e fracos dos currículos de seus cursos. “A partir disso, foi possível embasar as discussões sobre o nosso curso, trazendo exemplos de outras faculdades e entendendo as limitações e realidades de outros currículos”, explica Valeria.

À tarde, os alunos foram divididos em cinco grupos: 1º, 2º, 3º e 4º anos e internato médico. O objetivo, ainda de acordo com a representante do CAAL, foi levantar os problemas acerca de cada ano e a partir de uma metodologia definida pelo próprio grupo. “Ao final, todos se reuniram novamente para a plenária, com o objetivo de compartilhar as conclusões e de modo a contribuir com a elaboração de um relatório final que será apresentado à coordenação do curso”, finalizou a estudante.

Veja também
FCM realiza oficina de avaliação do curso de Medicina com alunos e professores



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM