Aluna do curso de Fonoaudiologia da FCM e IEL recebe prêmio em Congresso Internacional da Rede Unida
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
16 de setembro de 2024

Compartilhar:

Leticia Garcia Aranhas, aluna do 4º ano do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, venceu o XI Prêmio Sérgio Arouca no 16º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento foi realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2024, na Universidade Federal de Santa Maria (RS), e foi promovido pela Associação da Rede Unida.

O trabalho “Quando o usuário não ouve e não fala a minha língua: o cuidado à saúde e a pessoa surda” tem Leticia como primeira autora. A aluna desenvolve iniciação científica sobre o tema, sob orientação da professora Nubia Vianna, que também assina a publicação. São autores, ainda, pela Unicamp: Gabrielli Baldin, Giovanna Cordeiro, Maria Cecília Lima, Priscila Silva e Thaís Hein. Também participaram pesquisadores da Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí e Hospital da PUC Campinas.

Aluna representou pesquisadores da Unicamp em estudo na UFSM. Foto: divulgação/Leticia Aranhas

Segundo Leticia, o trabalho objetivou analisar a busca por cuidado de uma usuária surda, cuja comunicação se dá por meio da Libras, realizado na rede de saúde de Campinas. “O caso apresentado no congresso destacou a importância do trabalho vivo em ato de uma profissional, munida de tecnologias leves, leve-duras e duras; o papel da E-multi na Atenção Básica; a necessidade de conhecimento de Libras na caixa de ferramentas dos profissionais de saúde e a rede viva na busca por serviços pelos próprios usuários”.

“Esse prêmio foi oferecido dentro de um dos principais congressos de saúde coletiva. É particularmente importante para nós que estamos fazendo pesquisa sobre saúde auditiva, porque nos mostra que a nossa pesquisa é reconhecida, tem qualidade e está inserida nas discussões relevantes e atuais do campo, contribuindo diretamente para o avanço das práticas e políticas de saúde”, declarou Nubia. 

O 16º Congresso Internacional da Rede Unida teve como tema central “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”. A Associação Rede Unida articula projetos, instituições e pessoas interessadas na construção coletiva de sistemas de saúde públicos, de acordo com os princípios da universalização, equidade, participação social, respeito à diferença, preservação da natureza e defesa da democracia. 

Leticia em sessão em que apresentou pesquisa vencedora do  XI Prêmio Sérgio Arouca. Foto: divulgação/Leticia Aranhas

 



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM