Adyléia Toro toma posse como coordenadora do Centro de Investigação em Pediatria
Publicado por: Camila Delmondes
17 de fevereiro de 2025

Compartilhar:

Adyléia Toro toma posse como coordenadora do Centro de Investigação em Pediatria/Foto: Camila Delmondes

No dia 19 de dezembro, a médica pediatra Adyléia Ap. Dalbo Contrera Toro, docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, assumiu a coordenação do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) no lugar de Marcos Tadeu Nolasco da Silva, que agora assume a posição de coordenador associado. O mandato da nova gestão é de dois anos.

Participaram da cerimônia de posse como autoridades da mesa de honra, o diretor da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy; o chefe do Departamento de Pediatria, Sérgio Tadeu Martins Marba; e o professor emérito e reitor da Unicamp no período de 1994 a 1998, José Martins Filho.

O evento também contou com a presença do pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro; dos professores Gil Guerra Júnior,  Adriana Ricetto, Maria Angela O. Gonçalves Ribeiro, José Dirceu Ribeiro, Lilia Rodrigues Freire de Souza Li e Andrea de Melo Alexandre Fraga; além de pesquisadores, estudantes e funcionários da FCM.

Os professores Cláudio Saddy Rodrigues Coy, Sérgio Tadeu Martins Marba e José Martins Filho compuseram a mesa de autoridades da cerimônia/Foto: Camila Delmondes

Em sua apresentação, Marcos Tadeu Nolasco da Silva destacou os avanços conquistados durante sua gestão à frente do Ciped. Ele mencionou a realização de um ciclo de Planejamento Estratégico, a  busca por financiamentos para pesquisa, o apoio a projetos e pesquisadores de pós-doutorado. Adicionalmente, citou as conexões internacionais estabelecidas, como a parceria com a Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e o fortalecimento de laboratórios, como o Lafip (Laboratório de Função Pulmonar), e o LabCred (Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento).

Marcos Tadeu Nolasco da Silva assume a posição de coordenador associado do Ciped/Foto: Camila Delmondes

Silva também enfatizou a necessidade de renovação dos grupos de pesquisa e a atração de jovens pesquisadores, além da integração com as redes de assistência e a intensificação das parcerias locais, nacionais e internacionais. “Apesar das dificuldades, como a dependência da situação política e econômica, o Ciped continuou a avançar em sua missão de promover a pesquisa pediátrica de excelência”, disse. Veja a apresentação completa, aqui.

Em seu discurso, Adyléia Toro falou sobre o senso de responsabilidade à frente da coordenação do Ciped, enquanto centro de excelência em pesquisa e formação. No campo da pós-graduação, a docente destacou o desenvolvimento de projetos que impactam a saúde da criança e do adolescente, demonstrando como "ensino e pesquisa podem caminhar juntos na formação de profissionais qualificados e no avanço do conhecimento científico".

Adyléia Toro discursa como coordenadora do Centro de Investigação em Pediatria/Foto: Camila Delmondes

Em relação à pesquisa pediátrica, a docente falou sobre os constantes desafios, tais como a necessidade de estudos específicos para a infância e adolescência e a busca por respostas às condições emergentes, que demandam um esforço contínuo. "É nesse cenário que a atuação do Ciped ganha ainda mais relevância, com a contribuição de novos pesquisadores e a colaboração de todos que fazem parte desse centro", disse.

Adyléia também falou sobre a responsabilidade do Ciped no campo da extensão universitária, pontuando que as atividades desenvolvidas não apenas contribuem para a geração de conhecimento, mas também na aplicação deste na sociedade. "O centro cumpre um papel essencial ao conectar ciência, prática e políticas públicas, criando impacto direto na saúde infantil e no fortalecimento das ações voltadas à infância e adolescência", disse.

Encerrando a sua fala, a nova coordenadora do Ciped conclamou a comunidade acadêmica no cumprimento da sua missão. "O trabalho coletivo de pesquisadores, técnicos, estudantes e parceiros é a base que sustenta o legado deste centro, e é também o que permitirá que ele continue avançando e ampliando suas conquistas", finalizou.

Após a cerimônia de posse, autoridades da FCM descerram o quadro do professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva na galeria de ex-coordenadores do Ciped/Foto: Camila Delmondes

 



Notícias mais recentes



No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

“Saúde Coletiva ao Meio Dia” discute os impactos de Trump II na saúde global em evento na Unicamp

Diretório Científico Adolfo Lutz lança site com novas funcionalidades voltado a estudantes de graduação

Reunião DTG: Apresentação dos TCCs do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM