Ação da Unicamp no atendimento de vítimas de acidente de ônibus em Campinas é relatado por telemedicina
Publicado por: Camila Delmondes
07 de junho de 2016

Compartilhar:

 

Ação envolveu Unidade de Urgência e Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC), SAMU, Corpo de Bombeiros, GRAU/Águia, Polícia Militar, Concessionária Renovias e Unimed Help.

Na semana de 24 de maio, um acidente com 25 vítimas envolvendo três ônibus em Campinas mobilizou as equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, GRAU/ Águia, Polícia Militar, Concessionária Renovias e Unimed Help. De seis a oito vítimas do acidente seriam removidas para a Unidade de Urgência e Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

José Benedito Bortoto, médico assistente da Disciplina de Cirurgia do Trauma, foi quem recebeu o primeiro comunicado do SAMU de que várias vítimas graves seriam encaminhadas ao HC. Houve mobilização dentro do HC envolvendo Centro Cirúrgico, Enfermarias e UTI.

“Quando avisaram, a UER já estava lotada. Fiz a opção de conversar com a coordenação da UER e disparar o nosso plano para atendimento a múltiplas vítimas para que o melhor fosse oferecido ao maior número de traumatizados admitidos”, disse Bortoto que ficou responsável pela triagem na entrada da UER.

O médico e coordenador da UER, Marcos Roberto Silva, participou do atendimento e disse que o plano foi desenvolvido antes da Copa do Mundo. Segundo Marcos, após a confirmação oficial do acidente pelo Núcleo Interno de Regulação do HC, essa foi a primeira vez que o plano de contingência para atendimento de incidente com múltiplas vítimas foi utilizado no HC.

“Em 20 minutos conseguimos esvaziar as salas de urgência e o salão que habitualmente tem muitas macas, preparando o local para receber até 12 doentes graves simultaneamente”, revelou Marcos.

O médico e coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM da Unicamp, Gustavo Pereira Fraga, participou do atendimento das vítimas junto com os residentes da Disciplina. Segundo Gustavo, a rápida mobilização das equipes médicas e de enfermagem superou as expectativas e profissionais de diferentes setores do HC vieram ajudar.

“Em poucos minutos, após a chegada das vítimas, constatamos que não seria necessário tanto recurso humano e o plano foi desativado. Essa situação foi muito importante para saber que os treinamentos que já ocorreram ajudaram nessa resposta, e que a educação continuada nessa área é fundamental”, revelou o professor da FCM e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

Telemedicina e relato do caso

No dia 25 de maio, a equipe da Disciplina de Cirurgia do Trauma apresentou – por telemedicina – desde o atendimento pré-hospitalar das vítimas do incidente com os ônibus até o tratamento realizado no HC. A apresentação ocorreu durante a reunião da SBAIT com a participação de outros oito serviços do Brasil e da Universidade de Miami.

A reunião foi acompanhada por profissionais da Santa Casa de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP; Hospital Samaritano de São Paulo; PUC-SP Sorocaba; Universidade Federal do Espírito Santo; Hospital Risoleta Neves da UFMG; Hospital José Frota de Fortaleza e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

A conexão foi realizada na sala do Núcleo de Telessaúde do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Em Campinas, participaram mais de 20 pessoas entre médicos assistentes, residentes, enfermeiros, técnicos e serviço social da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC da Unicamp.

Antônio C. Marttos Jr., da Universidade de Miami, é um dos coordenadores médicos para a área de saúde nos Jogos Olímpicos RIO 2016. Segundo Marttos, “a discussão de situações complexas como essa e a bem-sucedida experiência ocorrida na Unicamp é fundamental para capacitar melhor os hospitais do Brasil para atendimento à múltiplas vítimas”.

Gustavo Fraga lembrou que a Unicamp, juntamente com a SBAIT, auxiliou no atendimento das vítimas de Santa Maria e coordenou o curso de Resposta Médica Avançada a Desastres, como preparativo para a Copa do Mundo. Ambas as ações também foram realizadas por telemedicina.



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM