Abertura da 20ª Semana de Fonoaudiologia (Semafon) é marcada pela emoção
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de setembro de 2022

Compartilhar:

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”, disse a aluna do 4º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp, Sabrina Bravo – parafraseando o educador Paulo Freire – durante a abertura da histórica XX Semana de Fonoaudiologia da Unicamp, iniciada nessa segunda-feira (12) e que acontece até essa próxima sexta (16), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), recheada de painéis, palestras e mesas-redondas, em diversas áreas, além de atividades culturais.

Presidente da 20ª edição, Sabrina agradeceu em discurso emocionado a todos os envolvidos na organização da Semafon, um evento científico anual, realizado por alunos de graduação e docentes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, desde 2003. “Essa é uma tarefa que tomarei como cumprida e que levarei para sempre comigo. Espero que essa semana acadêmica, que é tão importante para mim, possa proporcionar muito aprendizado, oportunidades e momentos especiais a todos”, disse.

Na ocasião da cerimônia de abertura, o diretor associado da FCM, Erich Vinicius de Paula, destacou a oportunidade da Semafon, não apenas enquanto espaço de atualização em relação às novidades da área, como também de trabalho em equipe. “Conhecimento e habilidade são fundamentais, mas existem outras competências essenciais durante a formação, que talvez serão mais lembradas e valorizadas no futuro. Ficamos muito felizes por este evento acontecer de forma espontânea há 20 anos, com muito sucesso e qualidade. A faculdade enxerga tudo isso com muito bons olhos”, elogiou.

Alunos, ex-alunos e professores homenageados pelos 20 anos da Semafon. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Uma das fundadoras e coordenadoras de diversas edições da Semafon, a professora Maria Francisca Colella dos Santos – que atualmente coordena do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp – comparou a Semana a outros renomados eventos científicos da área, pela organização, dinâmica e excelência dos palestrantes convidados. “As atividades são diversificadas e distribuídas de acordo com as áreas da Fonoaudiologia, contemplando alunos e profissionais especialistas. Reúne temas atuais, buscando focar a interdisciplinaridade, característica principal do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, tão valorizada nos dias atuais”, disse.

Marcando duas décadas de realização, a programação de abertura da Semafon prestou homenagens aos ex-presidentes e ex-coordenadores da Semana, com a exibição de um vídeo, em formato de ‘cápsula do tempo’, elaborado a partir de depoimentos que relembraram a trajetória do evento e o impacto deste na vida de muitas pessoas.

Participaram também da mesa de honra do evento: o chefe do departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM, Adriana Lia Friszman de Laplane; o coordenador associado do curso de Fonoaudiologia, Thiago Oliveira da Motta Sampaio; a vice-coordenadora geral da Semafon, Ana Carolina Constantini; e a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto”, Maria Fernanda Bagarollo.



Notícias mais recentes



Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Save The Date: Semana FCM acontece de 30 de março a 4 de abril de 2025

Cartões de Natal FCM

Cocen sedia exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas”


Lume abre inscrições para simpósio internacional “Reflexões Cênicas Contemporâneas”


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM