Abertura da 20ª Semana de Fonoaudiologia (Semafon) é marcada pela emoção
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de setembro de 2022

Compartilhar:

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”, disse a aluna do 4º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp, Sabrina Bravo – parafraseando o educador Paulo Freire – durante a abertura da histórica XX Semana de Fonoaudiologia da Unicamp, iniciada nessa segunda-feira (12) e que acontece até essa próxima sexta (16), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), recheada de painéis, palestras e mesas-redondas, em diversas áreas, além de atividades culturais.

Presidente da 20ª edição, Sabrina agradeceu em discurso emocionado a todos os envolvidos na organização da Semafon, um evento científico anual, realizado por alunos de graduação e docentes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, desde 2003. “Essa é uma tarefa que tomarei como cumprida e que levarei para sempre comigo. Espero que essa semana acadêmica, que é tão importante para mim, possa proporcionar muito aprendizado, oportunidades e momentos especiais a todos”, disse.

Na ocasião da cerimônia de abertura, o diretor associado da FCM, Erich Vinicius de Paula, destacou a oportunidade da Semafon, não apenas enquanto espaço de atualização em relação às novidades da área, como também de trabalho em equipe. “Conhecimento e habilidade são fundamentais, mas existem outras competências essenciais durante a formação, que talvez serão mais lembradas e valorizadas no futuro. Ficamos muito felizes por este evento acontecer de forma espontânea há 20 anos, com muito sucesso e qualidade. A faculdade enxerga tudo isso com muito bons olhos”, elogiou.

Alunos, ex-alunos e professores homenageados pelos 20 anos da Semafon. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Uma das fundadoras e coordenadoras de diversas edições da Semafon, a professora Maria Francisca Colella dos Santos – que atualmente coordena do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp – comparou a Semana a outros renomados eventos científicos da área, pela organização, dinâmica e excelência dos palestrantes convidados. “As atividades são diversificadas e distribuídas de acordo com as áreas da Fonoaudiologia, contemplando alunos e profissionais especialistas. Reúne temas atuais, buscando focar a interdisciplinaridade, característica principal do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, tão valorizada nos dias atuais”, disse.

Marcando duas décadas de realização, a programação de abertura da Semafon prestou homenagens aos ex-presidentes e ex-coordenadores da Semana, com a exibição de um vídeo, em formato de ‘cápsula do tempo’, elaborado a partir de depoimentos que relembraram a trajetória do evento e o impacto deste na vida de muitas pessoas.

Participaram também da mesa de honra do evento: o chefe do departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM, Adriana Lia Friszman de Laplane; o coordenador associado do curso de Fonoaudiologia, Thiago Oliveira da Motta Sampaio; a vice-coordenadora geral da Semafon, Ana Carolina Constantini; e a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto”, Maria Fernanda Bagarollo.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM