Campanha mundial alerta para Erros Inatos da Imunidade (EII) e riscos associados a mais de 350 doenças
Publicado por: Camila Delmondes
26 de abril de 2019

Compartilhar:

Falta de diagnóstico precoce pode agravar o quadro, alerta médica da Unicamp

Para ampliar a conscientização da população sobre os Erros Inatos da Imunidade (EII) e alertar para os principais sinais da doença, no dia 29 de abril, das 8 às 17 horas, na rampa de acesso ao terceiro andar do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a equipe de atenção à saúde do paciente com EII participa da campanha mundial para ampliar a conscientização sobre essas imunodeficiências.

"Com as novas técnicas de diagnóstico por sequenciamento de DNA, o número desses defeitos genéticos pularam de 150 para 350 nos últimos 20 anos", explica Maria Marluce dos Santos Vilela,  pediatra da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Os sinais e sintomas das doenças podem se iniciar na infância, na adolescência e mesmo na fase adulta. Dependendo do defeito genético, pode-se ter uma resposta imunológica deficitária, causando infecções de repetição ou uma resposta exagerada do sistema imunológico, causando doença inflamatória crônica e doenças autoimunes e proliferativas benignas ou malignas em qualquer tecido.

Pesquisa recente no Brasil mostrou que 77% por cento dos médicos participantes não estavam familiarizados com os sinais de alerta para as Imunodeficiências Primárias. Veja abaixo 10 sinais de alerta para a imunodeficiência primária.

De acordo com Marluce, especialmente nos Serviços terciários de Assistência à Saúde, pensar nesse diagnóstico e investigá-lo para confirmar ou excluir, auxiliará  a reduzir custos para o Sistema de Assistência Médica e prevenir as complicações para o paciente.

"A atenção clínica para esse grupo de doenças deve ocorrer desde o período neonatal, antes de autorizar a vacina BCG, até o indivíduo atingir a fase adulta", reforça a médica e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Centro de referência

O Ambulatório de Imunologia Pediátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp é um Centro de Referência para atendimento de pacientes com suspeita de Erro Inato da Imunidade mais conhecido como Imunodeficiência Primária. O  Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) é referência para pesquisa na área de Imunologia em Pediatria.



Notícias mais recentes



Curso de Capacitação em Amamentação - Hospital Amigo da Criança


(Divulgação) Extecamp promove curso Crise climática e inovação – inscrições até 30/04

(Divulgação) HC recebe a primeira turma de Residência em Fisioterapia Hospitalar

Reunião DTG: Debate de candidatos à chefia do DTG


Jornal da Unicamp: Gravidez não planejada responde por 65,7% dos casos em São Paulo

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM