30 anos + 1: Liga do Trauma da Unicamp celebra aniversário com diversas atividades
Publicado por: Camila Delmondes
24 de abril de 2023

Compartilhar:

Criada em 1992, a Liga do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp celebrou nas duas últimas semanas, 31 anos de atividades. Denominada 30 anos + 1, a programação contou com exposição histórica na Superintendência do Hospital de Clínicas (HC) e Diretoria da FCM, realização do Pré-COLT, atividade preparativa que antecede o Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), e jantar de celebração, no Tênis Clube.

“Somos a primeira liga da Unicamp e a Liga do Trauma mais antiga do país. Celebramos a nossa história e passamos o bastão para os mais jovens”, disse o médico cirurgião Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Área do Trauma da Unicamp, em sua fala de felicitações durante a abertura da exposição realizada pela Liga do Trauma, no último dia 10, em frente à Superintendência do HC Unicamp. Na ocasião, Fraga destacou nomes como o do professor Mario Mantovani, primeiro coordenador da Área do Trauma da Unicamp e o médico assistente Admar Concon Filho como o primeiro coordenador da Liga.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Liga, o docente da FCM destacou o P.A.R.T.Y., iniciado na cidade em 2010, destinado ao público jovem com o objetivo de prevenir eventos relacionados a traumas no trânsito; o projeto Salvando Vidas, que relaciona temas de saúde à prática esportiva junto à população; e o Maio Amarelo, realizado em conjunto com Observatório Nacional de Segurança Viária e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

“É fundamental que já na graduação os estudantes trabalhem com ações de prevenção. Através da Liga eles têm acesso a como fazer o atendimento inicial aos doentes traumatizados e às urgências não traumáticas. A Liga é uma atividade extracurricular que pode complementar a formação de todos aqueles estudantes que têm interesse nesse campo”, destacou Gustavo.

“A participação em uma liga acadêmica propicia ao aluno um contato mais precoce com a real área de atuação. Possibilita atuar nas três vertentes (ensino, pesquisa e extensão) de forma mais precoce e com diferentes aprendizados”, complementou o médico assistente da FCM e atual coordenador da Liga, Thiago Calderan.

Outro aspecto destacado por Calderan, foi a possibilidade dos estudantes de graduação entrarem em contato desde cedo com a realidade de atuação profissional multi e interdisciplinar. “Desde 2016, temos acadêmicos de enfermagem na Liga do Trauma, possibilitando mostrar aos acadêmicos que o cuidado ao paciente envolve uma gama de profissionais”, disse.

O coordenador da Liga do Trauma da Unicamp falou, também, sobre o escopo da programação de aniversário. Em relação ao Pré-Colt, disse que o evento foi realizado após três anos em virtude da pandemia, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), de 17 a 19 de abril.

“Tivemos vários palestrantes de Campinas e de outros estados do país, com destaque na programação para dois convidados internacionais, um de Portugal e outro do Uruguai. Ter palestrantes de outros países é uma oportunidade de abrir portas para que os nossos estudantes realizem estágios no exterior”.

Para fechar as comemorações de 31 anos e a integrar as diferentes gerações de ligantes foi realizado, no dia 20, um jantar de celebração no Tênis Clube de Campinas. “Nosso objetivo foi o de proporcionar um momento de confraternização entre os estudantes atuais da Liga com os egressos”, disse.

Abertura de exposição histórica em frente à Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp/Foto: Camila Delmondes
Pré-COLT, atividade preparativa que antecede o Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, de 17 a 19 de abril/Foto: Divulgação
No destaque da imagem, os convidados internacionais do Pré-CoLT: Sérgio Baptista e Fernando Machado/Foto: Divulgação
 No centro da imagem, durante jantar celebrativo realizado no Tênis Clube de Campinas que reuniu ligantes e ex-ligantes, o orientador e a coorientadora da Liga do Trauma da Unicamp, Thiago Calderan e Ana Paula Boaventura/Foto: Divulgação

 



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM