Laboratório Multifuncional da FCM lança site para agendamento de equipamentos
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

O Laboratório Multiusuário de Análise Molecular Tecidual Multimodal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) acaba de criar um site para agendamento dos equipamentos multiusuários destinados a pesquisadores, alunos e professores da comunidade interna e externa da Unicamp. Trata-se de um laboratório do tipo Open Facility com equipamentos que permitem a análise de tecidos obtidos de biópsias, cirurgias, modelos animais e outros. O endereço eletrônico do site é: www.laboratoriomultiusuario.com.br.

O Laboratório Multiusuário ocupa uma área de 250 metros quadrados dentro do Laboratório de Genética Molecular. A coordenação é da pesquisadora e professora do Departamento de Genética da FCM, Íscia Lopes-Cendes. As responsáveis pelo agendamento são a bióloga Luciana Bonadia e Sônia Neves Romeu Silva, secretária do Laboratório de Neuroimagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. 

Antes de lançar o site, foram feitos vários testes, de forma bem criteriosa e profissional, para facilitar a navegação e agendamento dos horários. Para cada equipamento, há um descritivo e as regras de uso. De acordo com Luciana Bonadia, o agendamento é bem simples.

“Não damos prioridade para ninguém, desde que cumpram os requisitos mínimos exigidos para a utilização de cada equipamento. Temos sempre duas pessoas de plantão, por aparelho, para responder os e-mails e esclarecer dúvidas”, explicou Luciana.

Dentre os equipamentos de ponta oferecidos pelo Laboratório estão o Analisador genético para sequenciamento e genotipagem (ABI 3500xL); o Forno de Hibridização (GeneChip® 645); o Microscópio e Microdissecador; o PCR em Tempo Real (ABI 7500); Sistema Qubit® de quantificação; o Sistema Odyssey; Sistema OpenArray® para genotipagem e expressão e o Tissue Microarray (TMA). Os equipamentos foram adquiridos no âmbito dos editais multiusuários da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)  e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O sistema de microdissecação com microscópio, por exemplo, é uma plataforma integrada que automatiza o rastreamento, a identificação, a aquisição e o manuseio de amostras de DNA, RNA ou proteínas. A microdissecção tem se mostrado uma valiosa ferramenta para análise de moléculas de interesse e a combinação desta com outras técnicas moleculares têm alavancado o conhecimento sobre os padrões de expressão específicos de cada tecido espacial e temporalmente gerando um maior conhecimento sobre os mecanismos celulares. 

“Estes equipamentos são sofisticados e a manutenção é cara. Não faz sentido isto ficar restrito a um laboratório ou grupo fechado de pesquisadores. Temos que mudar esse paradigma. Temos que pensar grande. Queremos incentivar as pessoas a utilizar esses equipamentos e tornar as pesquisas de diferentes grupos biomédicos competitivas internacionalmente”, explicou Íscia.

Para quem é de fora da Unicamp, há no site um mapa para localização, os nomes dos pesquisadores que atuam no Laboratório, notícias e endereços eletrônicos de interesse comum da comunidade científica. A ideia é de que o site cresça e que o Laboratório Multiusuário de Análise Molecular Tecidual Multimodal abrigue novos equipamentos de pesquisa.

“Queremos mostrar para as agências de fomento que temos estrutura para ter esses equipamentos e que somos capazes de abrigar outros mais sofisticados, de ponta, de grande porte, para editais futuros e, claro, de colocar tudo isto disponível para a comunidade científica brasileira e internacional”, completou Íscia.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

 



Notícias mais recentes



OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM