Índia, um sonho acordado. Fotografia eleva à arte
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Começou nesta quarta-feira (6) no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a exposição "Índia, um sonho acordado", do fotógrafo e artista norte-americano Lester Weiss. "Índia, um sonho acordado", é um olhar amoroso sobre a complexidade de um lugar que desafia explicação ou categorização. As imagens foram feitas em duas viagens que Lester fez para a Índia, em 2009 e em 2011, acompanhando sua esposa, professora de yoga, em cursos pelo país.

As imagens são uma fusão de impulsos documentais e poéticos, na tentativa de exprimir a dinâmica e a sobreposição de realidades divergentes. A mescla dessas realidades forma o presente, a realidade indiana. Não se trata de apresentar evidências, mas de expressar o sentimento de um lugar áspero, porém mágico.

“O objetivo deste trabalho não é penetrar no mistério que a Índia projeta em seus visitantes, mas antes celebrá-lo por meio da suspensão do senso de lógica e julgamento ocidentais”, disse Lester.

Natural do Broklyn, Nova York, Lester se formou em estudos interdisciplinares na Universidade de Berkeley, na Califórnia, com ênfase em cinema e artes. Começou a fotografar no início dos anos 80. Fez pós-graduação em fotografia e arte na Universidade Estadual de São Francisco.

Em seus primeiros anos como fotógrafo, concentrou-se em projetos documentários, fotografando “momentos decisivos”, incluindo um trabalho sobre moradores de rua em San Francisco; um trabalho sobre sócios do Brighton Beach Baths and Racquetball Club (clube recreativo) em Brooklyn, New York;  paisagens urbanas de Los Angeles, etc.

Em 2003, fez a transição da fotografia tradicional para a digital. Vivenciou um renascimento de produtividade e uma transformação de ênfase, resultando numa fotografia mais abstrata, como uma pintura, um tipo de visualização do realismo mágico ou do realismo poético.

“O Photoshop passou a ser meu quarto escuro. Uso seus recursos para realçar o contraste ou intensificar as cores”, explicou.

O artista realizou muitas exposições, tanto solo quanto em grupo, a maioria delas nos Estados Unidos. Seus trabalhos têm sido expostos a convite em galerias online em sites de arte de vários países, entre eles Chile, Espanha, Itália e Estados Unidos. Suas fotos tem sido publicadas em livros, catálogos de fotografia, revistas, jornais e dvds.

“Minhas fotos são como uma arqueologia do nosso tempo moderno. As imagens, no entanto, não são documentos simples de lugares específicos.  Há uma recontextualização da realidade a partir do material bruto que capto”, disse.

Lester fez exposições coletivas e individuais na Espanha, Chile, Estados Unidos e Brasil. Suas fotos foram publicadas em revistas norte-americanas, no Equador, Canadá, Itália e outros países. A exposição "Índia, um sonho acordado", fica até o dia 29 de junho, das 8h30 às 17h30, inclusive finais de semana, no Espaço das Artes da FCM, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, campus Unicamp, Campinas, SP. Entrada franca.

Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM



Notícias mais recentes



Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM