Fórum discute a prática de apoio no SUS
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e o grupo de pesquisa Paideia promovem nesta quinta-feira (17), no auditório da FCM, o I Fórum “A prática de apoio no SUS”. Mais de 300 profissionais da rede pública de saúde do Brasil participam do encontro. De acordo com a enfermeira e doutoranda em saúde coletiva da FCM, Cristiane Pereira de Castro, o objetivo do Fórum é trocar experiência com quem está na ponta do serviço, casando teoria e prática.

A metodologia do apoio institucional ou matricial, denominada de Paideia, é uma postura metodológica que busca reformular os tradicionais mecanismos de gestão. Idealiza e implantada em Campinas há quase 20 anos pelo professor Gastão Vagner de Souza Campos, o Ministério da Saúde adotou este modelo em todo o Brasil. “O objetivo é desburocratizar e acabar com a fila de espera”, disse Gastão antes da abertura do evento hoje pela manhã.

Como exemplo, o professor do Departamento de Saúde Coletiva cita o caso de dois ex-alunos e residentes de ortopedia que passaram a atuar em hospitais públicos de Campinas e fazer o apoio matricial. Eles avaliaram em conjunto com os médicos generalistas o prontuário de mil pacientes. Apenas 80 continuaram na fila de espera. Os demais casos foram resolvidos.

O grande segredo é personalizar as relações entre as especialidades médicas. Um profissional cuida da coordenação do caso. É como passar o plantão fora da urgência”, disse Gastão.

De acordo com Gastão, após a implantação do Paideia pelo Ministério da Saúde, várias pessoas começaram a trabalhar como apoiadores sem uma formação adequada, gerando conflitos. Este primeiro Fórum é uma avaliação das dificuldades enfrentadas pelos apoiadores e suporte para avaliação da metodologia do apoio matricial.

“Aqui na FCM temos mestrado e curso de especialização nessa área. Os dados finais serão divulgados daqui um ano e meio”, completou.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/UNICAMP



Notícias mais recentes



Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM