FCM recepciona calouros e familiares
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Na manhã de sábado (2), os calouros dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia e seus familiares foram recepcionados pelos coordenadores de graduação dos cursos e pela diretora-associada, Rosa Inês Costa Pereira, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A solenidade contou com a participação do professor Rogério Antunes Pereira Filho, aluno da primeira turma do curso de medicina, que proferiu a aula magna para todos os calouros.

Os coordenadores destacaram em suas falas de boas-vindas as características e peculiaridades de cada curso. Stephen Hyslop disse o curso de Farmácia é compartilhado pela FCM, Instituto de Biologia (IB), Instituto de Química (IQ) e Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA); a fonoaudióloga Christiane Marques do Couto e a coordenadora-associada do curso de Fonoaudiologia pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Maria Irma Hadler Coudry, destacam a interdisciplinaridade do curso administrado em parceria pelo IEL e pela FCM.

Fernanda Aparecida Cintra, diretoria pró tempore da recém-criada Faculdade de Enfermagem (FENF), destacou os 35 anos do curso de graduação em Enfermagem. Wilson Nadruz, coordenador do curso de graduação em Medicina, falou da acirrada concorrência do vestibular e da qualidade do corpo docente da Medicina. Além disso, ele ressaltou que o objetivo da FCM é formar líderes em suas áreas de atuação.

“Não é à toa que temos diferentes cursos ligados à área da saúde porque não é uma única profissão que cuida da saúde. Pais, não deixem a cargo da faculdade a formação de seus filhos. Continuem cobrando honestidade, sinceridade e dedicação. Sempre incentivamos que os docentes sejam modelos de conduta e estejam ao lado do aluno para garantir diferentes experiências em relação as necessidades de saúde da população”, disse a diretora-associada da FCM, Rosa Inês, durante a abertura da cerimônia.

Em seguida, o professor Rogério Antunes, carinhosamente conhecido como “Rogerião”, deu algumas “dicas” aos novos calouros e “conselhos” aos pais. “Este ano, a graduação disse que o número de aulas vai se equiparar ao número de chopadas. Eles sempre perderam de lavada”, disse Rogério, arrancando gargalhadas da plateia. Intercalando momentos de descontração e assuntos sérios, Rogerião destacou a ética como ponto central de toda formação profissional e relembrou momentos de sua trajetória desde aluno até docente da FCM.

“O seu diploma lhe dará permissão para examinar e tocar pessoas, ouvir coisas íntimas e provocar grandes mudanças. Olhe para o seu paciente, cumprimente-o pegando na mão, examine com cuidado, mantenha uma conversa confortadora. A nossa profissão não é somente técnica, tecnologia e treinamento. O bom profissional deve compreender a genética, a fisiologia, a patologia, mas para se completar, é preciso de uma dose de paixão”, disse Rogério.

Ao final da palestra, Rogerião foi aplaudido de pé e tirou fotos com os alunos e familiares durante o coffee break.

Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM