Faculdade de Enfermagem realiza aula magna para calouros
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Calouros e familiares do curso de Enfermagem da Unicamp foram recebidos na tarde desta sexta-feira (1) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e assistiram a aula magna “O âmbito de atuação do enfermeiro”,  proferida por Paulina Kurcgant, professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. O evento marca a abertura das comemorações dos 35 anos do curso e o primeiro da recém-homologada Faculdade de Enfermagem (FENF).

A abertura foi presidida por Fernanda Aparecida Cintra, diretora pró-tempore da FENF e contou com a participação da diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira; da chefe do Departamento de Enfermagem, Silvana Denofre Carvalho e da coordenadora de graduação do curso de Enfermagem, Luciana De Lione Melo.

“Essas datas [35 anos do curso de Enfermagem e primeiro ano da Faculdade de Enfermagem] ficarão na história, porque não foi fácil chegar até aqui. Em 1978, as aulas eram ministradas por enfermeiros, que se tornaram professores. Hoje, os indicadores de qualidade conferem à Faculdade de Enfermagem destaque no cenário nacional e internacional”, disse Fernanda.

A coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, Luciana De Lione Melo, emocionou-se ao falar da satisfação em participar dessa história, mesmo com dificuldades administrativas. A diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, disse que presenciou, desde a época da Santa Casa, todo esse esforço e que se sente orgulhosa em ver a Faculdade de Enfermagem crescer.

“Parabéns aos alunos que estão entrando nesta Faculdade e sucesso muito maior para quem se aventura na consolidação da Faculdade. O aval já foi dado. A FCM se coloca do lado de vocês para tentar ajudar nos momentos de dificuldade”, disse Rosa Inês.

Segunda a professora Paulina Kurcgant, muitos são os desafios organizacionais e muitas são as competências profissionais do enfermeiro, seja entre ele e a organização hospitalar ou Unidade Básica de Saúde ou o docente e a Faculdade de Enfermagem.

“Quando pensamos no âmbito de atuação do enfermeiro, temos que pensar em dois polos: o indivíduo e a organização. Se gerenciamos assistência, recursos humanos, educação permanente e pesquisa, eles estão interagindo com maior ou menor ênfase no processo de cuidar. E essa é a grande área de atuação do Enfermeiro”, disse Paulina.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM