Cuidadores informais também necessitam de cuidados
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Começou nesta terça-feira (5) e vai até amanhã (6), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o XIV Seminário de Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar. Durante dois dias, especialistas nas áreas de oncologia, neurologia e ortopedia fazem palestras, conferências e oficinas para dar apoio às pessoas que cuidam em casa de familiares que tiveram um derrame, fratura ou doença mais grave.

“A ideia é criar um ambiente de sala de estar onde os participantes podem perguntar e trocar experiências. Além disso, teremos palestras formais sobre como o cuidador deve cuidar de sua própria saúde, ter um momento de lazer para quebrar a rotina pesada que é cuidar de alguém por tanto tempo e tantos dias”, disse o médico Jamiro Wanderley, coordenador do seminário.

Benício Latorre sabe muito bem o que é isso. Sua esposa foi diagnosticada com mal de Alzheimer há seis anos e, desde então, ele cuida da esposa. No começo, ele disse que foi assustador e angustiante. Com o tempo, foi buscar apoio na Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) para superar as dificuldades. A procura por novos horizontes o fez se inscrever para participar do Seminário.

Já Valdicléia Maria Pereira Pereti, técnica de enfermagem, saiu da cidade de Fartura, divisa com o Paraná, em busca de um sonho. Antes, porém, ela disse que falta cuidadores em sua cidade. Muitas vezes, o papel de cuidador é exercício pela empregada doméstica que cuida da casa e do idoso. “Eu quero e vou montar uma agência de cuidadores para idosos. Vim para a Unicamp em busca do que é necessário para isso”, disse Vladicléia.

A primeira palestra da manhã foi “Cuidar de quem cuida”. O palestrante foi o professor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM, Egberto Ribeiro Turato. Mais do que em livros, segundo Turato, as experiências e relatos de vida em acolher e cuidar se constituem em ferramentas de grande utilidade. Isto vale para o cuidador profissional ou o informal, que tem alguém acamado em casa.

“No fundo, está em jogo uma atitude de debruçar-se sobre a angústia humana. Quem cuida, também tem estresse ou problemas de saúde mas, naquele momento, é a pessoa em melhor condição para lidar com o outro”, disse Turato.

O XIV Seminário de Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar é organizado pelo Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC) e Departamento de Clínica Médica da FCM.

Texto e foto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM