Cotidiano em preto-e-branco, exposição de Nazira Mahayri no Espaço das Artes
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Um pôr-do-sol no estacionamento, uma ala de retratos de ex-diretores, um pórtico de passagem para a biblioteca ou o sorriso de um aluno são coisas que compõem o cotidiano de quem frequenta a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Sob a rotina do dia-a-dia, estes espaços coloridos podem se tornar preto-e-branco ou um COTIDIANO (IN)VISÍVEL, na visão da exposição da fotógrafa Nazira Mahayri, aberta nesta quarta-feira (2) no Espaço das Artes da FCM.

Nazira Mahayri é funcionária da Unicamp há 25 anos. Tem graduação e pós-graduação pela FCM. Atualmente, é professora assistente da disciplina de Reumatologia e coordenadora executiva do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas. Começou a fotografar em 1988, quando trabalhava no Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom), registrando situações antiergonômicas de trabalho em vários ambientes, dentro e fora da Universidade, para o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos da Coluna Vertebral.

O produto deste trabalho, amador, foi substancial como material didático para ilustrações de posturas corretas e incorretas do corpo humano nas mais diversas atividades ocupacionais e que tiveram por objetivo orientar a comunidade para a prevenção de doenças do aparelho locomotor em todas as idades.

Esta experiência foi suficiente para Nazira descobrir a paixão pela fotografia que, adotada como hobby, permitiu sua participação em exposições, fotoclubes, oficinas, reuniões de fotógrafos amadores e profissionais. “Faço fotografia com filme, com máquina analógica. Nenhum retrato que faço tem manipulação. Gosto da foto pelo que o ela é, pelo real”, explica Nazira.

A ideia de reunir fotos coloridas e invertidas em preto-e-branco é para mostra que as pessoas acabam vendo tudo sem cor e esquecem de olhar a beleza e as sensações que o ambiente pode trazer.

“A FCM tem espaços maravilhosos. A ideia é contemplar funcionários, alunos, docentes e todas as pessoas que frequentam esse ambiente, que é lindo. Esta exposição despretensiosa é uma singela homenagem ao Jubileu de Ouro da FCM e uma demonstração de gratidão e apreço a todos que há 50 anos construíram e constroem, todos os dias, esta Faculdade”, diz Nazira.

 

Serviço:

Exposição COTIDIANO (IN)VISÍVEL

Artista: Nazira Mahayri

Período: de 2 de maio a 1 de junho

Local: Espaço das Artes da FCM

Saguão do prédio-sede

Rua Tessália Vieira de Camargo, 126

Unicamp

Aberto de segunda a domingo, das 8h30 às 17h30

 

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM