Congregação da FCM homenageia Tobar Acosta. Histórias emocionam
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Durante a abertura da sexta reunião extraordinária da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizada na sexta-feira (31), a diretoria da FCM prestou uma homenagem aos familiares do professor Miguel Ignácio Tobar Acosta, falecido no dia 23 de agosto.

Miguel Tobar foi fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social. Ele formou gerações de médicos e já na década de 1970, incentiva os alunos em ir na casa dos pacientes, em atividades “extra-muro”. O evento contou com um ato ecumênico e depoimentos de colegas que conviveram com o professor Miguel Tobar.

“Gostaria que todos os alunos formados na FCM tivessem uma visão humanista capaz de entender o ser humano em sua totalidade. Para formar um profissional competente é preciso mais que um curso de ética ou sociologia, é necessário exemplo, e aí está a razão de nossa homenagem. Tobar foi um exemplo de ética, humanismo e dedicação à medicina”, disse Saad.

Estavam presentes à solenidade a esposa de Miguel Tobar, Leonizia Toledo Tobar; os filhos Francisco Tobar Acosta, Celina Tobar Acosta, Paula Regina Tobar Toledo, Denize Beatriz Tobar Toledo e Julian Bernardo Tobar Toledo e as netas Natália Tobar, Valentina Tobar Ituarte e Victoria Tobar Ituarte.

Além de Mario Saad, falaram também o chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Edison Bueno; o chefe do Departamento de Clínica Médica, Ibsen Bellini Correa e os professores Francisco Aoki, em nome do professor Ivan Toro; Luiz Carlos Brenelli e Lair Zambon. O padre Norberto e o pastor Silvio, ambos da capelania do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp conduziram o culto ecumênico que fez parte da cerimônia.

“Fui aluno de Tobar e nossa turma fez questão de homenageá-lo. A vinda de Tobar à FCM representou a fundação do Departamento. Suas ideias anteciparam em 20 anos o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS). Como educador, mostrou que conhecimento e humanismo formam o bom médico e que este deve compreender sua família e colocar-se sempre ao lado do paciente, como bom companheiro”, disse Edison Bueno, chefe do Departamento de Saúde Coletiva.

O professor Lair Zambon, coordenador do Hospital Estadual de Sumaré (HES), também foi aluno de Tobar e disse que ele tinha uma personalidade fortíssima e histórias engraçadas. As reuniões de quarta-feira para discussão de casos eram como “pólvora”. Lair relata o caso de um médico residente que tinha amigdalite e queria ser consultado por Tobar. O médico pediu ao jovem aluno que tirasse toda a roupa para a consulta e fez um “check up” completo no rapaz.

“Tobar foi meu padrinho de casamento e ele me tratava como filho. Eu sempre levava bronca. As mulheres o achavam atraente, mesmo aos 60 anos. Ele tinha uma conversa que todos nós sonhávamos um dia ter. Ele era espetacular na conversa de bar. A relação dele com os pacientes era impressionante. Poucas pessoas conheceram esse lado dele”, revelou Zambon.

Francisco Tobar Acosta falou em nome da família e doou à FCM um quadro com uma foto de Tobar para acervo da faculdade. Ele agradeceu todas as manifestações de carinho e disse que seu pai terminou tudo aquilo a que se propôs a cumprir, sem apego, mas com grandes ideias que se tornaram próprias de um personagem que ele mesmo criou, inspirado em Dom Quixote. Tobar formou 20 turmas de médicos pela FCM e foi paraninfo e patrono de 18.

“Um funcionário do avô sumiu e não voltou a trabalhar. Meu pai, com pouco mais de sete anos, não entendia o porquê. Explicaram que era por causa da lepra. Mas ele não aceitava a resposta. Daí em diante ele decidiu: vou ser médico para curar pessoas como ele. Se vocês colocarem em prática tudo o que Tobar ensinou, vocês o terão para sempre em seus corações”, disse Francisco.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Mário Moreira - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM