“O médico, seu paciente e a doença”. Profissionais de saúde da Unicamp participam de Grupo Balint
Publicado por: Camila Delmondes
11 de novembro de 2016

Compartilhar:

“Nós, médicos, odiamos o sofrimento e a doença. Na medicina, temos que dar conta de tudo. Se não damos conta, sentimos fracasso, ainda que racionalmente saibamos que não temos culpa”, disse o médico psiquiatra e psicanalista Roosevelt Moisés Smeke Cassorla – professor titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – a um grupo de psicólogos, psicanalistas, enfermeiros e médicos do Hospital de Clínicas (HC) e do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – CAISM.

No primeiro encontro “Grupos Balint: vivendo as emoções da atividade médica”, realizado no HC em 21 de outubro, Roosevelt lembrou que o método de discussão em grupo – criado no Reino Unido em meados da década 1950 – mais do que possibilitar a discussão de casos clínicos, pretende verificar que o acontece com os diferentes profissionais da saúde, nas relações que estes estabelecem com os seus pacientes.

No método Balint “teorizar não ajuda”, afirma Roosevelt. Durante a discussão, os participantes do grupo avaliam como sentimentos de raiva, frustração, impotência e egocentrismo, por exemplo, impactam no dia a dia de trabalho e na autoestima profissional. “Cada qual se coloca no lugar do outro, e compartilha de seus sentimentos, sem que aconteçam julgamentos prévios”, orienta.

Mas, essa não é uma tarefa fácil, explica o especialista da FCM. “Não somos treinados a prestar atenção em nossos sentimentos, e projetar a culpa no outro é um sistema que utilizamos para livrar-nos da nossa própria culpa. Todavia, caímos em uma armadilha, porque algo lembra que estamos imputando a alguém, a culpa que nós mesmos sentimos. A questão toda é lidar com as limitações humanas. E a ideia desse grupo é verificar que não temos controle sobre tudo”, finalizou.

O Grupo Balint, conduzido pelo professor Roosevelt, acontece toda terceira sexta-feira de cada mês, no HC da Unicamp, em uma sala localizada em frente à Enfermaria de Psiquiatria, no 4º andar. O próximo encontro está marcado para a próxima sexta-feira, dia 18 de novembro. O grupo é destinado aos profissionais que atuam na Área da Saúde da Unicamp.



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM