“Negligência e falta de transparência prejudicaram ações de combate à pandemia”, afirma Cármino de Souza em seu livro
Publicado por: Camila Delmondes
09 de novembro de 2021

Compartilhar:

No dia 27 de outubro, durante o Congresso anual da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o professor titular do Departamento de Clínica Médica (DCM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Cármino Antonio de Souza, lançou pela Editora dos Editores, o livro “Minha vida na Saúde Pública: os desafios das pandemias”, em que compartilha, além da sua autobiografia, os erros e acertos dos governantes no combate à Covid-19. “Sobrou negligência e faltou transparência”, afirmou o docente da FCM, que ocupou os cargos de secretário de Saúde do Estado de São Paulo, na década de 1990, e da cidade de Campinas, nos últimos oitos anos.

A partir da experiência adquirida no enfrentamento de outras pandemias e surtos de doenças como cólera, HIV, meningite, dengue, zika, chikungunya, H1N1 e febre amarela, Cármino de Souza aborda no capítulo intitulado “pandemia de Covid-19, desafio planetário”, o que ele aponta como uma série de equívocos e negligências de âmbito, nacional e internacional, que dificultou a gestão da pandemia no Brasil.

“A China demorou muito para comunicar à comunidade internacional a gravidade da situação. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, postergou em muito a declaração da Covid-19 como uma pandemia, e também em adotar o uso das máscaras em larga escala. No Brasil, não houve coordenação de Brasília com as unidades federativas, que impactou, inclusive, o nosso sistema de vacinação, considerado um modelo de sucesso”, disse.

Desde o início da pandemia até o momento, o Brasil já contabilizou mais de 610 mil mortes por Covid-19. Para Cármino de Souza, muitas vidas poderiam ter sido salvas se a campanha de vacinação não tivesse demorado tanto em relação a outros países. “Fabricada pelo Instituto Butantã, a vacina Coronavac estava pronta desde outubro de 2020, mas só começamos a vacinar em janeiro de 2021. O resultado desse atraso, milhares de vidas perdidas”,disse Cármino, destacando o papel do SUS na garantia da saúde pública no Brasil. “A capilaridade do SUS é nossa peça-chave”.


Serviço:
Livro: “Minha vida na Saúde Pública: os desafios das pandemias”
Páginas: 234
Versão: digital
Editora: Editora dos Editores



Notícias mais recentes



FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM