A readequação curricular focada em um modelo de competências para residência médica ainda caminha em estágio inicial no Brasil. Propor estratégias que facilitem a integração teórica da educação baseada em desfechos com a prática médica diária nos programas de residência, parece oportuno. Esta pesquisa foi composta por duas partes, a primeira objetivou conhecer o perfil demográfico e a trajetória de carreira seguida por uma população de ex-egressos de um programa de residência na área da Hematologia e Hemoterapia. Já para a segunda etapa, foi levado em consideração esse perfil do egresso, a literatura disponível, a legislação vigente e a contribuição de especialistas na área, para a estruturação de uma matriz de competências para servir de referência aos alunos em formação durante o treinamento na residência médica. Sete especialistas com atuações distintas na área da Hematologia e Hemoterapia colaboraram com a revisão da matriz. Na sequência, a matriz de competências foi utilizada como base para o desenvolvimento de um framework para agrupar as atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), sendo estas definidas, no nosso trabalho, como as tarefas definidoras da prática hematológica e hemoterápica no país. Inicialmente, uma lista provisória de EPAs foi elaborada pelos investigadores principais (IPs) e em seguida validada por meio da metodologia Delphi. Através de uma interação de grupo em duas rodadas, 29 especialistas, de diferentes regiões do país e atuando em áreas diversas da Hematologia e Hemoterapia, cooperaram de forma anônima para validar 20 EPAs essências à formação do Hematolgista. Ao final, os IPs editaram as EPAs em um framework, englobando seus principais descritivos conforme posto na literatura. Os resultados da pesquisa foram detalhados nesta tese na forma de três artigos, contemplando o passo-a-passo para o estabelecimento de duas ferramentas: uma matriz de competências e uma lista de 20 EPAs consideradas essenciais aos programas de Hematologia e Hemoterapia. Acreditamos serem essas ferramentas capazes de conectar a educação na residência médica ao modelo de ensino médico baseado em competências (EMBC), o qual desponta como abordagem guia da educação médica na maior parte das matrizes curriculares ao redor do mundo.