Introdução e Objetivos: A simulação emergiu como uma ferramenta eficaz
durante as etapas iniciais do treinamento cirúrgico, oferecendo uma alternativa às
metodologias tradicionais. Esta revisão sistemática teve por objetivo identificar as
características dos simuladores disponíveis para ureteroscopia (URS) e
nefrolitotomia percutânea (NPC), avaliar seu impacto na aquisição de habilidades
cirúrgicas, e desta forma fornecer suporte à implementação de um protocolo de
qualificação em treinamento de cirurgias endourológicas para os médicos
residentes de urologia.
Métodos: Esta revisão seguiu as diretrizes PRISMA, utilizando a estrutura PICO
para a formulação da questão de estudo. Foi realizada uma busca sistemática em
bancos de dados qualificados. O risco de viés foi avaliado utilizando o Cochrane
ReviewManager (RevMan), e a qualidade das evidências foi avaliada com a
ferramenta modificada do Centro de Oxford para Avaliação de Evidências
Baseadas em Medicina. Foi realizada meta-análise para estudos de grupo único,
focando em dados pré e pós-intervenção, comparando o tempo e as pontuações
da Escala de Taxa Global. O tamanho do efeito foi calculado utilizando a diferença
média padronizada (d = pós-pré intervenção) com um modelo de efeitos
aleatórios. O teste Q de Cochran e a estatística I² de Higgins e Thompson
avaliaram a heterogeneidade, e a meta-regressão estudou os efeitos do tipo de
plataforma. Resultados não adequados para meta-análise foram apresentados
narrativamente e em tabelas.
4Justificativa: Considera-se extremamente importante a elaboração de um
protocolo estruturado de qualificação de habilidades endourológicas em
simuladores, que seja seguro, reprodutível, de baixo custo, e que permita melhor
preparo do médico residente.
Resultados: A busca recuperou 858 artigos, dos quais 17 atenderam aos critérios
de inclusão. Quatorze estudos examinaram URS e três focaram em NPC. Uma
meta-análise de sete estudos demonstrou melhora significativa nos tempos de
conclusão das tarefas (p < 0.0001) e nas pontuações da Escala de Taxa Global (p
= 0.008) após o treinamento baseado em simulação em URS. O efeito da
plataforma não mostrou significância estatística (p = 0.9139).
Conclusão: Nossa revisão sistemática e meta-análise forneceram evidências de
que o treinamento baseado em simulação tem impacto positivo na aquisição de
habilidades técnicas em endourologia. A integração de ferramentas de simulação
nos currículos cirúrgicos deve abordar validade, duração do treinamento e
restrições orçamentárias. Um currículo modular que inclua tanto habilidades
técnicas quanto não técnicas é recomendado para garantir um treinamento
cirúrgico abrangente.