Professora do curso de Fonoaudiologia da FCM recebe prêmio de destaque em Ensino

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 22/10/2018 - 15:10

Helenice Yemi Nakamura, fonoaudióloga e professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp,  recebeu o prêmio Destaque em Ensino, atribuído como reconhecimento de seus pares por sua valiosa contribuição no processo de ensino da Fonoaudiologia. Essa foi a primeira vez que uma professora da Unicamp ganha esse prêmio.

 “Temos que investir cada vez mais no ensino. É por aí que vamos fazer uma mudança na área da saúde”, pontua Helenice, emocionada com o prêmio inesperado.

Ainda de acordo com a fonoaudióloga da Unicamp, é necessário investir em metodologias ativas para formar um profissional mais crítico, desde o início da graduação.

“Nosso curso de Fonoaudiologia tem, desde a sua criação, em 2002, uma disciplina prática em conjunto com o curso de Medicina. Isso faz muita diferença na formação do aluno, que passa a perceber a real necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde”, explica.

A entrega do prêmio aconteceu durante o XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, ocorrido em outubro no Paraná. O prêmio é concedido, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF). 

Sobre Helenice Yemi Nakamura
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Ciências Médicas na área de Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especialista em Audiologia pelo CFFa. Especialista em Ativação de Processo de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da área de Saúde pelo Ministério da Saúde - Fiocruz - Rede Unida (2006). Participou da operação "Forte do Presépio" no Projeto Rondon (2013) e como tutora do PET Saúde da Família (2010/2012) e como coordenadora do PET GraduaSUS Fonoaudiologia (2016/2018). Atualmente é docente do curso de Fonoaudiologia (CEPRE - IEL) da Universidade Estadual de Campinas e do Programa de Pós-graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e membro suplente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Audiologia Clínica.