No sábado (29/11), aconteceu na Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp, um curso teórico-prático em nutrição parenteral e enteral baseado no consenso de boas práticas de enfermagem em terapia nutricional. O curso foi direcionado para enfermeiras que trabalham em UTI ou têm conhecimento e vivência no uso da terapia nutricional. O encontro na Unicamp foi promovido pelo comitê de enfermagem da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), FEnf e Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.
O encontro foi dividido em workshops e casos clínicos e reuniu usuários, fornecedores e academia. Cinco estações com sondas, equipamentos para nutrição parenteral, soluções usadas alimentação na parenteral e dietas enterais de dois representantes diferentes ficaram à disposição por 20 minutos de cada participante.
O curso foi ministrado por Claudia Satiko Takemura Matsuda, enfermeira-chefe da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital do Coração e por Letícia Serpa Ferraz, enfermeira do hospital Oswaldo Cruz. O encontro foi mediado por Maria Isabel Pedreira de Freitas, diretora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp e sócia-fundadora da SBNPE. Todas as discussões serviram para a elaboração de indicadores de qualidade de serviço.
“Nós temos que nos aproximar da indústria para fazer o melhor uso dos medicamentos e equipamentos disponíveis no mercado para atender os pacientes. Durante o encontro, houve uma troca de conhecimento. Ganhou a indústria, porque soube das demandas que os enfermeiros enfrentam; ganhou o usuário, porque teve contato direto com os fornecedores; e ganhou a academia, porque houve a transmissão de conhecimento balizado em pesquisas e referência bibliográficas”, disse Maria Isabel Pedreira de Freitas.